sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Sacsayhuaman e Coricancha - Cusco, PERU

Um complexo murado, perto da antiga cidade de Cusco, a uma altitude de 3.701 m. ou 12 mil pés. O site faz parte da cidade de Cuzco, que foi adicionada à Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO em 1983. Esta é a base remanescente de uma torre descoberto em 1934 no topo do Templo de Sacsayhuaman. O Muyuqmarka consiste em três concêntricos, paredes de pedra circular ligados por uma série de paredes radial. Existem três canais construídos para levar água para o que muitos cientistas consideram ser um reservatório. Um padrão web-like de 34 linhas de intersecção no centro e também há um padrão de círculos concêntricos que correspondiam à localização das paredes circular.

O parque arqueológico está localizado ao norte da cidade de Cusco e cobre uma área de 3.094 hectares. Ele contém mais de 200 sítios arqueológicos. Levando a Saqsaywaman há duas estradas pavimentadas, um começa no bairro antigo e tradicional de San Cristobal e é cerca de 1,5 quilômetros de extensão e o outro caminho começa na Avenida Collasuyo e é de 4 quilômetros de extensão. Quando os conquistadores espanhóis chegaram primeiro a estas terras, não poderia explicar-se como peruano "índios" (ignorantes, selvagens, sem qualquer capacidade de raciocínio lógico, mais uma espécie animal de acordo com conquistadores) poderia ter construído uma tal grandeza. Seu fanatismo religioso levou a acreditar que tudo o que foi simplesmente obra de demônios ou espíritos malignos. Ainda hoje, muitas pessoas acreditam na incapacidade de Quechuas antigos para criar tal maravilha, para que eles sugerem que elas foram feitas por seres de alguns outros mundos, seres extraterrestres com tecnologia superior que fez tudo o que possível. No entanto, nossa história e arqueologia demonstra que esses objetos de admiração é um trabalho de inegável dos incas, quéchuas, no entanto povo andino ou pré-hispânica habitantes deste canto do mundo seria nomeado.

A imperial cidade de Cusco, umbigo do mundo, significando foi colocado para fora na forma de um puma, o animal que simboliza a dinastia Inca. A barriga do puma foi a praça principal, o rio Tullumayo formou sua coluna, eo monte de Sacsayhuaman sua cabeça. Um dos complexos arquitetônicos mais imponente herdado da Sociedade Inca é Sacsayhuaman, que por causa de várias de suas qualidades é considerado como um dos melhores monumentos que a humanidade construiu na superfície da Terra. Parede ou muralha é a seção mais impressionante, construída com enormes blocos de calcário esculpidos, esta construção tem uma linha quebrada que enfrenta para a praça principal chamada Chuquipampa que é uma encosta com 25 ângulos maiores e 60 pedra esculpida da primeira parede pesa cerca de 70 toneladas e como todas as outras rochas foi trazido de uma pedreira chamada Sisicancha, três quilômetros de distância e onde ainda existem rochas que foram transportados parte do caminho. Cada parede é composta de 10 frentes com as mais importantes conhecido como Rumipunco, tiupunku, Achuanpunku e Punku Viracocha.

As pedras se encaixam tão perfeitamente que nenhuma folha de grama ou aço pode deslizar entre eles. Não há argamassa. Muitas vezes, juntar-se em superfícies complexas e irregulares, que parece ser um pesadelo para o pedreiro. Originalmente, havia três "paredes" ou "baluartes" as fundações ainda são vistos hoje, pois eles são os restos mais espetacular de que a construção fabulosa que, segundo cronistas não têm qualquer comparação no velho mundo. São três paredes paralelas construídas em diferentes níveis com cal-pedras de tamanhos enormes, ziguezagueando paredes que por causa de sua aparência sugere-se que eles representam os "dentes" da cabeça do puma é que o complexo representado. As pedras usadas para os primeiros níveis ou menor são os maiores, há uma que é de 8,5 m de altura (28 pés) e pesa cerca de 140 toneladas. Os pedregulhos classificar as paredes como sendo de arquitetura ciclópica ou megalíticos. Alguns autores acreditam que os três paredes representam os três níveis do Mundo Andino Religiosa: a partir do fundo seria a Pacha Ukju (palco subsolo), a Pacha Kay (estágio da superfície terrestre) no meio, e a Pacha Hanan (estágio céu) no topo. Além disso, esses níveis são identificados com os seus três animais sagrados: a Amaru ou Mach'aqway (cobra), o Puma (Puma ou leão de montanha), e os Kuntur (condor dos Andes). Por causa da forma em ziguezague das paredes, alguns autores sugerem que elas representavam o deus Illapa (trovão, relâmpago e trovão). É possível que todos os elementos anteriores relacionados com a sua religião não seria excludente, porque existem interações divina, e, como é conhecido "três" era um número-chave entre os quíchuas. Não há outros muros como esses. Eles são diferentes de Stonehenge, diferente das pirâmides dos egípcios e os maias, diferente de qualquer uma das outras antigas de pedra monolítica da fábrica.

Os cientistas especulam que o processo de alvenaria poderia ter funcionado assim: depois de esculpir a forma desejada fora da primeira pedra e montagem no local, os pedreiros, de alguma forma suspender o pedregulho segunda andaime ao lado da primeira. Eles teriam então traçar um padrão na pedra segundo a fim de planejar a forma apropriado que se encaixam os dois juntos. A fim de fazer uma cópia exata de arestas a primeira pedra, o pedreiro pode ter usado uma vara reta com uma suspensão de ameixa para rastrear suas bordas e marcar pontos exatos para esculpir na pedra segundo. Depois de traçar o padrão, eles se esculpem a pedra em forma, batendo com a mão nas pedras para obter a forma geral antes de usar o tamanho do dedo pedras para lixar precisão. Evidentemente, esta técnica toda é meramente especulação científica. O método poderia ter funcionado na prática, mas isso não significa que esta é a forma como o Quechua pedreiros antigos fizeram. Há geralmente nem adornos, nem inscrição. Há whimsy Elfin aqui, bem como a expressão crua, primitiva e poderosa. A maioria destas paredes são encontrados ao redor de Cusco e do Vale do Rio Urubamba nos Andes peruanos. Há alguns exemplos espalhados em outras partes do Andes, mas quase nenhum outro lugar na Terra. Principalmente, as estruturas estão além do nosso alcance. O como, porquê e o que simplesmente defletor. O homem moderno não pode nem explicar, nem duplicar. Mistérios como esse trazer explicações acadêmicas, lunático, inventiva e ridículo.

O que resta das três paredes é feita com cal-pedras que neste caso foram usados ​​apenas para construídas as bases ou fundações. As paredes principais foram feitas com andesitos que são pedras ígneas que blackish pedreiras estão em Waqoto em montanhas ao norte de San Jeronimo, ou em cerca de 35 Kms Rumiqolqa(22 milhas) da cidade. Calcários são encontrados nos arredores de Sacsayhuaman, mas eles são mais macios e não podem ser finamente esculpida como o andesites das paredes principais que eram da "Sedimentar ou Imperial Inca" tipo. Destruição de Sacsayhuaman durou cerca de 400 anos; desde 1536, quando Manko Inka começou a guerra contra espanhóis e abrigada se neste complexo. Mais tarde os primeiros conquistadores começaram a usar suas pedras para construir suas casas na cidade, posteriormente a cidade Concílio da Igreja ordenou em 1559 a tomar a andesitos para a construção da Catedral. Mesmo até 1930, os vizinhos Qosqo apenas pagando uma pequena taxa pode levar a quantidade de pedras que eles queriam, a fim de construir suas casas na cidade: quatro séculos de destruição usando este complexo como uma pedreira por pedreiros da cidade colonial de pedra.

Sacsayhuaman foi supostamente concluída por volta de 1508. Dependendo de quem você ouve, que levou um grupo de 20.000 a 30.000 homens trabalhando durante 60 anos. Aqui é um mistério:
O cronista Garcilaso de la Vega nasceu por volta de 1530, e cresceu à sombra destas paredes. E ainda assim ele parece não ter tido uma idéia de como foi construída Sacsayhuaman. Ele escreveu:
...Esta fortaleza supera as construções conhecidas como as sete maravilhas do mundo. Pois no caso de uma parede longa e ampla como a da Babilônia, ou o colosso de Rodes, ou as pirâmides do Egito, ou os outros monumentos, pode-se ver claramente como eles foram executados ... como, por convocação um imenso corpo de trabalhadores e acumulando mais e mais por dia de material durante o dia e ano após ano, eles superaram todas as dificuldades, empregando o esforço humano por um longo período. Mas é na verdade além do poder da imaginação para entender agora esses índios, não familiarizados com os dispositivos, motores e implementos, poderia ter cortado, vestido, levantado, e baixou grandes rochas, mais como caroços de colinas do que as pedras de construção, e pô-los tão exatamente em sua lugares. Por esta razão, e porque os índios estavam tão familiarizados com demônios, o trabalho é atribuído ao encantamento.

Certamente alguns desses 20 mil trabalhadores ainda estavam em torno de quando era jovem Garcilaso. Foi atingido todos com amnésia? Ou é Sacsayhuaman muito mais velho que nós fomos levados a acreditar?

Arqueólogos dizem-nos que as paredes de Sacsayhuaman subiu 10 pés mais elevados do que os seus restos. Que mais dez pés de pedras forneceu os materiais de construção para as catedrais e "casas" dos conquistadores. É geralmente reconhecido que estas pedras eram muito menores do que aqueles monstros megalíticos que permanecem. Talvez a parte superior das paredes, construídas de pequenas, pedras regulares em forma era a única parte de Sacsayhuaman que foi construído pelos incas e "terminou em 1508." Isto poderia explicar por que ninguém na época da conquista parecia saber como aquelas paredes poderosos foram construídos.

Um dos cronistas que sabia e escreveu sobre Saxsayhuaman foi Garcilaso de la Vega. Ele nasceu em 12abr1539, em Cuzco, Peru, o filho ilegítimo do espanhol Sebastian Garcilaso de la Vega, e de uma princesa inca. Vega escreveu La Florida del Inca, a conta de expedições de Hernando de Soto norte do México, e Comentarios Reales de Los Incas. Vega informou que ele, pessoalmente, sabia que tinha Saxsayhuaman três torres. Escavações, em 1934, demonstrou a veracidade e confiabilidade da conta do cronista. Ele ressaltou que o espanhol chamado Saxsayhuaman uma fortaleza e que na realidade era uma Casa Real do sol. Ele escreveu, "la era fortaleza casa del sol" (a fortaleza foi uma Casa do sol) e "los otros de naciones não podían Entrar la fortaleza, porqué era casa del sol" (os de outras nações não foram capazes para entrar na fortaleza, porque era uma casa do sol). Vega escreveu o seguinte:
O trabalho maior e mais magnífico que eles ordenaram construído para demonstrar seu poder e majestade era a fortaleza de Cuzco, a magnitude do que é incrível para quem ainda não viu, e aqueles que viram e olhou com atenção que os faz imaginar e até mesmo acreditar que a sua grandeza é feita por meio de encantamento e foi feito por demônios e não dos homens, porque a multidão de tão muitas pedras de grande tamanho, tais, como aqueles colocados em três terraços (que são mais do que pedras), causar admiração em imaginar como eles poderiam ser cortados das pedreiras de onde foram tomadas...
... Muitos deles são montadas de modo a que a junta dificilmente mostra, e pensar como eles poderiam caber pedras tão imenso tão bem que você dificilmente pode inserir a ponta de uma faca entre eles ...

Pedro de Cieza de Leon que se refere a uma Casa Real do Sol, ao norte de Cuzco, indubitável Saxsayhuaman, construído por Pachacutec. De acordo com a cronista Diego Esquival y Navia, escrevendo em seu Noticias Cronológicas de la Gran Ciudad de Cuzco, a construção levou 77 anos e foi concluída em 1508. Estima-se que cerca de 30.000 trabalhadores foram empregados ao mesmo tempo na construção do monumento. Em 1559 a mineração da ruína para construir a catedral e outros edifícios em Cuzco começou. Vários anos depois de Antonio Gama parou a prática.
Você sabia?
O maior bloco de alvenaria Inca poligonal forma o canto da parede dente de serra de menor terraço e pesam mais de 120 toneladas métricas, pela estimativa mais conservadora, 360 toneladas estimativa liberal. Altura é de mais de 27 pés.

Garcilaso escreveu que no topo das três "paredes" ou "baluartes" houve três fortes torres dispostas em um triângulo. A torre principal foi no meio e tinha uma forma circular, foi nomeado como Moyoc Marca (Muyuq Marka), o segundo foi nomeado como Paucar Marca, e o terceiro Sacllar Marca (Sallaq Marka), o dois últimos eram retangulares.

Coricancha - Templo do Sol Inca. Melhores de pedra Inca.
De acordo com a lenda dos índios, Cusco era tão estéril, que não poderiam ser cultivadas lavouras lá. No que é hoje o centro da cidade, havia um lago e um pântano. O Inca segundo, Sinchi Roca, tinha o pântano drenado e preenchido com pedras e troncos, até que foi firme o suficiente para apoiar os edifícios de pedra. Ele também tinha milhares de cargas de terra boa trazidos e espalhados sobre a terra, tornando o vale fértil. O que poderia ter sido a atração deste lugar, estéril boggy? Suponha que as paredes magnífica menor de Sacsayhuaman estavam lá antes de Manco Capac veio a Cusco. Isso por si só seria suficiente para fazer o lugar santo.

A imperial cidade de Cusco, umbigo do mundo, significando foi colocado para fora na forma de um puma, o animal que simboliza a dinastia Inca. A barriga do puma foi a praça principal, o rio Tullumayo formou sua coluna, e o monte de Sacsayhuaman sua cabeça. De acordo com um início de cronista espanhol, o imperador inca Pachakuti, que tinha feito uma peregrinação à cidade sagrada de Tiahuanaco antiga, tentou imitar a perfeição de construção que tinha visto lá na construção de templos de Cusco. Cusco, no entanto, não era realmente uma cidade no sentido europeu da palavra. Pelo contrário, foi um enorme artefato sagrado, a morada das famílias da nobreza Inca (pessoas comuns não tinham permissão de entrada para o nexo cerimonial) e do centro do cosmos Inca. Em Cusco, também, era o templo mais importante do império Inca, o Coricancha (que significa literalmente, "o curral de ouro"). Dedicada principalmente à Viracocha, o deus criador, e Inti, o deus Sol, a Coricancha também tinha santuários subsidiária para a Lua, Vênus, as Plêiades, e divindades meteorológicas diferentes. Além disso, havia um grande número de ícones religiosos dos povos conquistados, que tinha sido trazido para Cusco, em parte, em homenagem e em parte como refém. Relatórios do Espanhol primeiro que entrou Cusco dizer que as cerimônias foram realizadas em torno do relógio no Coricancha e que sua opulência foi fabuloso além da crença.

Caixa de Ouro em Coricancha abrigadas INTI dom de Deus e Disco de Ouro (1430-1532)
As paredes de granito maravilhosamente esculpido do templo estavam cobertas com mais de 700 folhas de ouro puro, pesando cerca de dois quilogramas cada, o pátio espaçoso estava cheio de vida do tamanho de esculturas de animais e um campo de milho, todos feitos de ouro puro, o andares do templo foram-se coberto de ouro maciço, e de frente para o sol nascente era uma grande imagem de ouro do sol incrustado com esmeraldas e outras pedras preciosas. (Tudo isso obra de ouro foi rapidamente roubados e derretidos pelos espanhóis, que, então, construiu uma igreja de Santo Domingo em fundações do templo.) O Coricancha (às vezes soletrado Qoricancha) também foi a peça central de um observatório astronômico e vasto dispositivo de calendário precisamente para calcular o movimento de precessão. Que emana do templo foram quarenta linhas chamado seques, correndo seta reta por centenas de quilômetros para importantes pontos celestes no horizonte. Quatro desses seques representados os quatro estradas intercardinal aos quatro cantos do Tawantinsuyu, outros apontavam para o equinócio e solstício de pontos, e outros ainda para as posições ascensão heliacal de diferentes estrelas e constelações muito importante para o Inca.

A rocha é lisa e arredondada, como se fosse polida por uma geleira. Nos arredores de Cusco, exatamente o oposto de Sacsayhuaman é Rodadero, uma colina de rocha gigante com várias escadas e bancos esculpidos na rocha. Rodadero monte é composto de rochas de origem ígnea diorito, onde você pode encontrar cursos de água, rochas esculpidas e que foi revelado ser o trono chamada dos Incas, que é acessado por uma série de escadas esculpidas com precisão. Por trás desta seção existem pequenos labirintos, túneis e nichos nas paredes.

Puma Punku

Nenhum comentário:

JcSHOW

Seguidores

Onde está o rei!

No you, it´s 4shared