"Agilidade e ampliação fazem parte dos sistemas que os órgãos oficiais de turismo implantaram no País para sistematizar a inclusão de dados e organizar o setor turístico no Brasil."
INVESTIMENTO E INOVAÇÃO PARA ATENDER O CRESCIMENTO DO TURISMO NO PAÍS
No início da década de 1970, o Brasil experimentou um rápido crescimento no turismo, principalmente no setor hoteleiro. Com a criação da Empresa Brasileira de Turismo (EMBRATUR), em 1966, que depois recebeu a denominação de Instituto Brasileiro de Turismo, ressaltou a contribuição que o segmento poderia trazer como fonte de divisas e empregos para a economia nacional. Mas, para que isso acontecesse, era preciso estabelecer uma política nacional de turismo no País. Foi então que, nessa época, iniciaram as atividades de cadastramento no Brasil.
O marco inicial aconteceu com a implantação do Sistema de Gerenciamento de Empresas (SGE), em 1977, com o título de registro o processo de organização de dados eram feitos manualmente. Essa estrutura durou mais de vinte anos, precisamente até a metade do ano de 2000.
Uma década de fôlego e grandes mudanças. No ano de 2000, a Internet se consolidou como veículo de comunicação em massa e armazenagem de informações. Acompanhando essa tendência, a EMBRATUR implantou o Sistema Automático de Gestão de Empresas de Turismo - SAGET. De acordo com a diretora de Estruturação Articulação e Ordenamento Turístico, Tânia Brizolla, essa estrutura permitia que o interessado no cadastro realizasse toda a operação on-line, mediante ação articulada com os órgãos estaduais de Turismo. "Essa interação sempre foi extremamente necessária, uma vez que as secretarias são as responsáveis, por força de lei, pelo acompanhamento, controle e fiscalização das empresas e empreendimentos turísticos", explica a diretora. Mas essa exigência de estruturação não caminhava sozinha. No dia 28 de maio de 2003, o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, instituiu o Ministério do Turismo (MTUR) e transferia as competências da EMBRATUR para o MTUR, inclusive o processo de cadastramento.
Em meio às novidades relacionadas à ampliação e crescimento expressivo dos diversos segmentos que englobam o turismo no Brasil, era preciso um sistema maior, o que justificou o lançamento, em junho de 2006, do Sistema de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos, Guias de Turismo e Bacharéis em Turismo (CADASTUR).
O CADASTUR abrange sete áreas do setor turístico: meios de hospedagem (hotel, pousada, resort, albergues, apart-hotel, condo-hotel, hotel fazenda/lazer, flat, hotel de selva, camping, pousada residencial e motel - desde que atenda ao regulamento geral dos meios de hospedagem), transportadoras (turísticas), agências, organizadoras de eventos (congressos, feiras ou congêneres e prestadores de serviços especializados), parques temáticos, guias e bacharéis.
Entre os benefícios que o CADASTUR oferece aos empresários, está o apoio do Ministério do Turismo para que os profissionais participem de programas, eventos, feiras e ações e também, o acesso a fontes oficiais de financiamento. Ainda, ao ingressar no CADASTUR, os interessados podem divulgar a empresa através de sites vinculados ao Ministério, como são os casos do Vai Brasil e do Portal de Hospedagem, este por sua vez, uma parceira entre o Governo Federal - através do Ministério do Turismo e do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micros e Pequenas Empresas) - e empreendimentos do setor privado sob a gestão do Instituto Marca Brasil (IMB).
A diretora superintendente do IMB, Daniela Bitencourt, aponta que a única condição para a inclusão dos dados é que o hotel ou pousada tenha cadastro no Ministério do Turismo. "Ao se cadastrar, cada estabelecimento ganha uma página com até seis fotos e todas as informações sobre serviços, instalações, diferenciais, valores de diária, etc", esclarece. O endereço do portal é www.portaldehospedagem.com.br. Já o Vai Brasil www.vaibrasil.com.br é um site que oferece pacotes de viagem em períodos de baixa ocupação. Segundo o secretário Nacional de Políticas do Ministério do Turismo, Airton Pereira, a partir desse acréscimo de informações significativas em comparação com o sistema anterior, a ferramenta se tornou um instrumento eficaz de divulgação e marketing para os prestadores de serviços turísticos cadastrados. "Além disso, o CADASTUR é inovador porque permite ao empresário e ao profissional de turismo se comunicar com o MTUR através de dados e informações atualizadas constantemente sobre o mercado turístico no país", ressalta o secretário Airton Pereira.
SAIBA MAIS...
Os inscritos no SAGET podem ficar tranqüilos. Os dados foram transferidos para o CADASTUR e uma equipe de telemarketing irá entrar em contato com os empresários para fazer a atualização.
O cadastro no CADASTUR é válido por dois anos e pode ser feito via web www.cadastur.turismo.gov.br ou direto nos órgãos oficiais de turismo. Para que o processo seja concluído, os interessados devem recolher o valor de R$100,00 ou, no caso dos guias e bacharéis, passa a ser de R$10,00. Para renovar, o valor é de R$60,00 até a data limite de vencimento.
BREVE HISTÓRICO...
1966 - Era criada a Empresa Brasileira de Turismo, que depois recebeu a denominação de Instituto, a EMBRATUR. A finalidade era contribuir com o crescimento turístico no País e ressaltar a importância do segmento como fonte de divisas e empregos para a economia nacional.
1977 - Implantação do Sistema de Gerenciamento de Empresas (SGE). Esse sistema de inserção de dados, que durou mais de vinte anos, era feito manualmente.
2000 - Com a consolidação da Internet como meio de comunicação de massa e a demanda crescente do mercado turístico surge o Sistema Automático de Gestão de Empresas (SAGET). A inclusão de dados passava a ser on-line mediante a orientação dos órgãos oficiais de turismo.
2006 - De cara nova e com a inserção de informações mais detalhadas sobre sete segmentos turísticos, é lançado, em junho de 2006, o Sistema de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos, Guias de Turismo e Bacharéis em Turismo (CADASTUR).
2007 - São transferidas as informações do SAGET para o CADASTUR. Uma equipe de telemarketing entra em contato com empresários e profissionais do setor turístico para atualizarem os dados.
quarta-feira, 16 de janeiro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
JcSHOW
-
Impacto em turismo, é o resultado da interação entre os turistas, as comunidades locais e os meios receptores. Doris Ruschmann (1993) afir...
-
Distante 430 Km de São Paulo, Carrancas fica a 1.060m do nível do mar. Localizada no sul de Minas Gerais, faz parte do Circuito das Pedras, ...
-
Monte Pilatus O Monte Pilatus é uma montanha que se encontra em um maciço dos Alpes Suíços e está próximo da cidade de Lucerna. O ponto ma...
-
O Havaí ou Havai (única forma aceita em Portugal, devido à pronúncia /ˈAváɪ/) (em inglês: Hawaii; em havaiano: Hawai‘i) é um dos 50 Estado...
-
Praia de nudismo pode virar resort e cria polêmica entre naturistas e prefeitura. A praia de Tambaba, localizada no litoral sul da Paraíba, ...
-
O Iucatã é um dos 31 Estados do México, localizado no norte da península de Iucatã, fazendo limite com os estados mexicanos de Campeche e Qu...
-
A cada ano novos e intrigantes sítios arqueológicos vão sendo descobertos em todo o mundo. Pirâmides nas florestas tropicias sul-americanas...
-
1.0 - Definição de Hotel Academia International Deu Tourisme; Hotel é o estabelecimento onde os viajantes podem se alojar e eventualmente se...
-
O Château de Beynac é um castelo situado na comuna de Beynac-et-Cazenac, no departamento de Dordogne. O castelo é um dos melhores e mais con...
-
O Templo de Salomão, foi o primeiro Templo em Jerusalém, construído no século XI a.C., e funcionou como um local de culto religioso judaico ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário