segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Trem do Frevo - Carnaval no Cabo de Santo Agostinho / PE


Hotelaria do Município do Litoral Sul pernambucano comemora ocupação de 100%
O Cabo de Santo Agostinho se prepara para realizar o melhor Carnaval do Litoral Sul pernambucano. A folia tem início dia 13 (sexta-feira) com a realização do Baile Municipal, no Clube Destilaria, às 20h. No domingo, é a vez do inédito Trem do Frevo By Galo da Madrugada, que sai do Marco Zero no Recife para uma visita ao Carnaval do Cabo, levando cerca de mil foliões em dez vagões. A rede hoteleira e de pousadas do município comemora o sucesso do período com 100% de ocupação.

No Cabo, o boneco gigante de Enéas Freire, presidente perpétuo do bloco Galo da Madrugada, recepcionará os convidados do Trem do Frevo na Estação Ferroviária e os encaminhará até o pátio do Mercadão, onde acontecerá um show com manifestações folclóricas como o coco de roda, a partir das 16 horas. O retorno ao Recife está previsto para 22 horas.

Durante o período carnavalesco, o município tem ocupação de 100% de sua rede hoteleira com capacidade instalada atual de 2,3 mil leitos. De acordo com o secretário de Turismo, Cultura e Esportes, Fernando Muniz, devido à proximidade com o Recife, muitos outros foliões visitam a cidade durante o dia e retornam para o Recife. "Nosso Carnaval terá o desfile de 160 agremiações carnavalescas, entre blocos, troças, maracatus e grupos de coco de roda", completa.

A Prefeitura Municipal também adota medidas para organizar o Carnaval 2009 com muita segurança e tranqüilidade. Entre as ações, a adoção de horários de fixos de encerramento da folia até uma hora da manhã, no máximo. Além disso, estão proibidas a venda e o consumo de bebidas em garrafas de vidro assim como brincadeiras de Carnaval ao longo da BR-101. E mais, uma campanha com barraqueiros, moradores e turistas será colocada em prática visando o ordenamento da praia de Gaibu durante os quatro dias de Carnaval. "Pretendemos manter a praia limpa e segura para os foliões", ressalta o prefeito Lula Cabral.

Localizado a apenas 33 km da capital pernambucana, o Cabo de Santo Agostinho tem 24 km de orla distribuída entre praias como Calhetas, Gaibu e Paraíso. Além do litoral, o município é considerado um polo para o turismo ecológico e histórico, pois reúne monumentos históricos como as ruínas do Convento Carmelita, a Igreja Nossa Senhora de Nazaré, do século XVI, o Forte Castelo do Mar, de 1631, e o Engenho Massangana.

Ernandes Pintor será homenageado no Carnaval do Cabo

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho vai homenagear, no Carnaval deste ano, o carnavalesco Ernandes Ferreira Cavalcanti, mais conhecido como Pintor. Fundador do bloco "O Urso da tua mãe", que existe desde 1998, era uma figura conhecida nas ruas do Cabo, e participava de muitas festividades tanto carnavalescas, quanto religiosas.

Nascido no Recife, em 29 de julho de 1954, Pintor foi ainda adolescente para São Paulo, onde se profissionalizou como pintor. Voltou ao Recife e logo se engajou no movimento comunista MR-8, chegando a ser perseguido pela Ditadura Militar. No Cabo, onde viveu a maior parte de sua vida, Ernandes Pintor começou a desenvolver projetos que beneficiaram muitos cabenses. "A sua chegada na Rua das Florentinas mudou a vida de todas as pessoas que moram lá", disse o seu enteado Fernandes Mendes. Apoiado pelo Centro das Mulheres do Cabo, ele encabeçou vários projetos que beneficiaram crianças e prostitutas da cidade.

Pintor também foi fundador da Associação Cosme e Damião, e sempre organizava festas para homenagear os santos dos quais ele era devoto. A festa de Cosme e Damião, que ele promovia, tornou-se uma das mais conhecidas no município.

Em 2004, recebeu o título de Cidadão Cabense. Admirador da culinária e carnavalesco de coração, Pintor participava de vários movimentos culturais, festas religiosas e o Movimento Negro. Uma boina e uma bengala eram sua marca. "Ele era uma cultura ambulante. Quem olhasse para ele na rua, via que era uma pessoa diferente", comenta Fernandes.

O famoso bloco "O urso da tua mãe", que arrastava na segunda-feira de Carnaval milhares de pessoas, ainda continua animando os foliões cabenses, agora com a organização do seu também enteado Jamací Mendes.

Ernandes Pintor faleceu na madrugada do dia 21 de novembro de 2007, vítima de um assalto na Rua da Imperatriz, no Recife. Deixou duas filhas, cinco enteados, e muitas saudades para quem o admirou e reconheceu seu trabalho.

"Sou como Fênix... Renasço das cinzas. Sou o Matrix, que surge a cada dia", escreveu Ernandes Pintor.

Nenhum comentário:

JcSHOW

Seguidores

Onde está o rei!

JC no Youtube

Loading...

No you, it´s 4shared