terça-feira, 11 de março de 2008

Definições e Conceitos de HOSPEDAGEM



1.0 - Definição de Hotel

Academia International Deu Tourisme; Hotel é o estabelecimento onde os viajantes podem se alojar e eventualmente se alimentar contra retribuição.

Dicionário Brasileiro Contemporâneo; Estabelecimento onde se alojam hóspedes e viajantes.

Definição Francesa; Estabelecimento comercial de alojamento classificado, que oferece habitações ou apartamento mobiliados, em aluguel, seja a uma clientela de passagem, ou em permanência, que se caracteriza por um aluguel, por semana ou por mês, mas que, salvo exceção, não constitui como domicílio.

2.0 - Conceitos Básicos

Produto Turístico; É o conjunto de serviços turísticos oferecidos ao turista, para tornar sua viajem cada vez melhor e mais agradável, o produto turístico não é palpável, sendo assim de difícil para controlar a qualidade dos mesmos.

Tripé da “ Indústria do Turismo”  Agenciamento / hospedagem / transporte.

Turismo Atual - O turismo vem ganhando uma importância cada vez maior no contexto do desenvolvimento socio-econômico, devido ao aumento da renda da população e as facilidades de transporte. Desta forma uma faixa bem maior da população esta participando deste fenômeno de massa.

Motivações  as motivações + preços acessíveis + bons serviços = fortes razões para levarem a demanda a tomar a decisão em favor de uma localidade ou outra.

Indústria Hoteleira  Elemento de grande significado dentro de uma política de desenvolvimento turístico de uma região ou país. Não existe desenvolvimento turístico sem uma hotelaria forte.

3.0 - Leis

Lei nº 6.505, de 13 de dezembro de 1977  definidos pelo Poder Executivo (por meio de atos regulamentares – decretos, resoluções do então existente CNTur e deliberações da EMBRATUR).

Primeira lei a prever, de forma expressa, as diversas modalidade de produção de serviços turísticos sujeita a controle pelo Estado. Regulamentando o registro de empresas exploradoras de atividades turísticas, a classificação dos empreendimentos por elas explorados e a fiscalização dessas empresas e empreendimentos.

4.0 - Regulamento dos Meios de Hospedagem EMBRATUR

Aprovado pela Deliberação Normativa nº 429, de 23/04/02, e publicado no Diário Oficial da União.

O Sistema Brasileiro de Classificação dos Meios de Hospedagem (SBC-MH), nos termos do artigo 4º, da lei nº 6505, de 13 de dezembro de 1977, e deste artigo, é instrumento de proteção e defesa do turista consumidor, cabendo-lhe a exclusividade de classificar, categorizar, qualificar, e distribuir os meios de hospedagem, em território nacional, em categorias, níveis, patamares ou classes, simbolizados por estrelas, de acordo com as condições de conforto, comodidade, serviços e atendimento que possuam.

Nova Classificação dos meios de hospedagem - Portaria nº 126, de 10 de julho de 2002, e publicado no diário oficial nº 133, de 12/07/02

5.0 - Categorias dos Meios de Hospedagem

Para a categorização dos estabelecimentos de hospedagem, estabelecem-se critérios de referência, para os quais são atribuídos determinado número de pontos.

Existem quatro grupos classificatórios:

 Posturas Legais – licenciamentos, órgão de proteção ambiental, legislação trabalhista e Comissões de Prevenção de Acidentes de Trabalho – CIPA.

 Aspectos construtivos – levam em consideração áreas mínimas para dependências: como unidades habitacionais, restaurantes, sala de estar, portaria, etc.

 Equipamentos e instalação – avalia as instalações e equipamentos existente em Unidades habitacionais, área de A&B, além de outras áreas, avalia também o tipo de climatização, comunicação, mobiliário, etc.

 Serviços e Gestão – atribui pontuação por número de empregados por setor e total, avalia melhor qualidade dos serviços atribuindo pontos por número de funcionários treinados por instituições renomadas, ou com experiência superior a cinco anos, a troca de roupas de cama, mesa e banho, instalações elétricas, saídas de emergência.

É este o conjunto que define o valor da diária Balcão, não existe orgão oficial que defina ou interfira nesta decisão de mercado.

Nos Estados Unidos, Canadá, e alguns outros países, o preço da diária é a forma de classificação da categoria do hotel.

A classificação da categoria de hotéis utilizando número de estrelas de uma até cinco é originária dos países Europeus, foi implantada e administrada pela Empresa Brasileira de Turismo (EMBRATUR). E atualmente é administrada pela ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis.

6.0 - Tipos de Meios de Hospedagem

Os tipos básicos de meios de hospedagem de turismo são os seguintes:

 Hotel – meio de hospedagem do tipo convencional e mais comum, normalmente localizado em perímetro urbano e destinado a atender turistas, tanto de viagens de lazer, quanto em viagens de negócios;

 Hotel Histórico – meios de hospedagem instalada, total ou parcialmente, em edificação de valor histórico ou de significado regional ou local reconhecido pelo Poder Público e que, em razão disto, está normalmente sujeito as restrições de natureza arquitetônica e construtiva.

 Hotel Lazer – meio de hospedagem normalmente localizado fora dos centros urbanos, com áreas não edificadas amplas e com aspectos arquitetônicos e construtivos, instalações, equipamentos e serviços especificamente destinados à recreação e ao entretenimento, que tornam prioritariamente destinados ao turista em viagem de lazer;

 Pousada – meio de hospedagem de aspectos arquitetônicos e construtivos, instalações, equipamentos e serviços mais simplificados, normalmente limitados, apenas o necessário para hospedagem do turista para aproveitamento do atrativo turístico junto ao qual o estabelecimento se situa.

Inclui-se no tipo Hotel de Lazer o empreendimento denominado “RESORT”:

esteja localizado em área com conservação ou equilíbrio ambiental;
tenha sido sua construção antecedida por estudos de impacto ambiental e pelo planejamento da ocupação do uso do solo, visando a conservação ambiental;
tenha áreas não edificadas, bem como infra-estrutura de entretenimento e lazer, significativamente superiores às dos empreendimentos similares;
tenha condição de se classificar nas categorias luxo e luxo superior (4 ou 5 estrelas).


TIPOS DE MEIOS DE HOSPEDAGEM DE TURISMO E AS CARACTERÍSTICAS PREDOMINANTES QUE OS DISTINGUEM

TIPO / LOCALIZAÇÃO / NATUREZA DA EDIFICAÇÃO / CLIENTELA PREFERENCIAL /INFRA ESTRUTURA

HOTEL - H
Preferencialmente urbana

Normalmente em edificação com vários pavimentos (partido arquitetônico vertical)
Mista, com executivos e turistas, predominando ora uns, ora outros
Hospedagem e dependendo da categoria alguma infra-estrutura para lazer e negócios

HOTEL HISTÓRICO - HH
Em prédios, locais ou cidades históricas, no meio urbano ou rural
Prédio tombado pelo IPHAN ou de significado histórico ou valor regional reconhecido
Mista, com executivos e turistas, e com predominância variável, de uns ou outros
Normalmente restrita à hospedagem

HOTEL DE LAZER - HL
Áreas rurais ou locais turísticos fora do centro urbano
Normalmente partido arquitetônico horizontal
Turistas em viagens de recreação e lazer
Áreas, instalações, equipamentos e serviços próprios, para lazer e entretenimento.

POUSADA - P
Locais turísticos, normalmente fora do centro urbano
Predominantemente construído em partido arquitetônico horizontal
Turistas em viagens de recreação e lazer
Restrita à hospedagem.

Categorias de Meios de Hospedagem de Turismo (EMBRATUR-ABIH)

Categoria / Símbolo / Tipos de Meios de Hospedagem(a que se aplicam as categorias)

Super Luxo / (SL) - H - HL - HH
Luxo /  - H - HL - HH
Superior /  - H - HL - HH
Turístico /  - H - HL - HH - P
Econômico /  - H - HL - HH - P
Simples /  - H - HL - HH - P

Nenhum comentário:

JcSHOW

Seguidores

Onde está o rei!

No you, it´s 4shared