segunda-feira, 12 de maio de 2008

África, Angola - Luanda

Luanda é a maior cidade e capital de Angola, sendo também a capital da província homônima.

Rua Paulo Dias de Novais

Ponte da Ilha

Localizada na costa do Oceano Atlântico, é o principal porto e centro administrativo de Angola. Tem uma população de aproximadamente 4,5 milhões de habitantes (estimativa da ONU em 2004).

Porto de pesca e BCA

As indústrias presentes na cidade incluem a transformação de produtos agrícolas, produção de bebidas, têxteis, cimento e outros materiais de construção, plásticos, metalurgia, cigarros, e sapatos.

Praia do Bispo

O petróleo, extraído nas imediações, é refinado na cidade, embora a refinaria tenha sido várias vezes danificada durante a guerra civil.

Restinga e Clube Nuno Alvares

Luanda possui um excelente porto natural, sendo as principais exportações café, algodão, açúcar, diamantes, ferro e sal.

Rua Luís de Camões

Luanda está dividida em duas partes: a "baixa" (parte velha) e a "cidade alta" (parte nova). A "baixa" fica perto do porto, tendo ruas estreitas e edifícios da época colonial.

Mercado de Kinaxixe (Maria da Fonte)

Os habitantes de Luanda são na sua grande maioria membros de grupos étnicos africanos, incluindo Ovimbundu, Kimbundu e Bakongo. Existe uma pequena minoria de origem europeia.

Mussulo

A língua oficial e mais falada é o português, sendo também faladas várias línguas do grupo bantu.

Mutamba

A cidade é sede de da Arquidiocese de Luanda, arcebispado da Igreja Católica.

Mutamba a noite

A primitiva povoação foi fundada a 25 de Janeiro de 1575 pelo capitão Paulo Dias de Novais que, ao desembarcar na ilha do Cabo, encontrou uma população nativa bastante numerosa, tendo aí estabelecido o primeiro núcleo de colonos portugueses: cerca de 700 pessoas, dos quais 350 homens de armas, religiosos, mercadores e funcionários públicos.

Panorâmica da Baía

Um ano depois, reconhecendo não ser aquele lugar adequado, avançou para terra firme e fundou a vila de São Paulo da Assunção de Loanda, tendo lançado a primeira pedra para a edificação da Igreja dedicada a São Sebastião, no lugar onde é hoje o Museu das Forças Armadas.

Igreja da Sé - Largo D. Fernando

Trinta anos mais tarde com o aumento da população europeia e do número de edificações, a Vila de São Paulo de Loanda tomou foros de Cidade, estendendo-se de São Miguel ao largo fronteiro ao antigo Hospital Maria Pia (atual Josina Machel).

Largo Serpa Filho

No período da União Ibérica, em 1618 foi construída a Fortaleza de São Pedro da Barra. A cidade torna-se no centro administrativo de Angola desde 1627.

Liceu Salvador Correia de Sá

Em 1634 foi construída a Fortaleza de São Miguel de Luanda. A cidade foi conquistada e esteve sob o domínio da Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais de 1641 a 1648 quando foi recuperada para a Coroa Portuguesa por uma expedição enviada da Capitania do Rio de Janeiro, no Brasil, por Salvador Correia de Sá e Benevides.

Marginal

De c.1550 a c. 1850, Luanda foi um importante centro do tráfego de escravos para o Brasil.

Marginal a noite

Em 1889, o governador Brito Capelo inaugurou um aqueduto que forneceu a cidade de água, anteriormente escassa, abrindo caminho para o grande crescimento de Luanda.

Cruzamento do Plo Norte (restaurante)

Em 1872 Luanda recebeu o etnônimo de "Paris de África".

Floresta da Ilha (vista da costa)

Luanda é a maior e a mais densamente habitada cidade de Angola. Inicialmente projetada para uma população a rondar nos 500.000 habitantes, é hoje uma cidade sobre habitada. Segundo os últimos estudos, vivem atualmente em Luanda mais de 5.000.000 de habitantes.

Fortaleza de São Miguel

Luanda é o ponto de partida de uma linha de caminho-de-ferro que serve o interior a leste da cidade, sem no entanto atingir a fronteira da República Democrática do Congo.

Fortaleza de São Miguel

A cidade é servida pelo Aeroporto Quatro de Fevereiro. O principal sistema de transporte no interior da cidade são os candongueiros, táxis informais que percorrem toda a cidade, realizando também viagens para várias províncias do país.

Banco de Angola


Calçada Gregório Ferreira e rua Nossa Senhora de Muxima


Câmara Municipal de Luanda


Cinema Miramar


Colégio São Jose de Cluny, Museu e Mercado


Baía


Baía (vista de Fortaleza)


Bairro de Alvalade


Banco Comercial de Angola


Banco de Angola


Aeroporto


Alfandega, Largo Diogo Cão


Av. dos Combatentes


Av. Norton de Matos


Av. Restauradores de Angola

Nenhum comentário:

JcSHOW

Seguidores

Onde está o rei!

No you, it´s 4shared