sexta-feira, 29 de julho de 2011

Jakarta - Indonésia (Ilha de Java)

É a capital e maior cidade da Indonésia. Situa-se na ilha de Java e conta com cerca de 18,2 milhões de habitantes na sua área metropolitana. Foi fundada em 1619 pelos neerlandeses com o nome de Batávia, junto à aldeia javanesa de Jacarta. Foi ocupada pelos ingleses entre 1811 e 1814. Tomou o nome atual em 1949.

Jacarta começou como um pequeno porto junto a um monte ao lado do rio Ciliwung no século XV. Alguns europeus falam de um povoado denominado Kalapa. Era o maior porto do reino hindu de Sonda. A primeira frota europeia foi portuguesa, e chegou à zona em 1513 com quatro navios procedentes de Malaca, procurando uma rota para as "Ilhas das Especiarias" em busca, em particular, de pimenta. Para se defender do o aumento de poder do Sultanato de Demak do centro de Java, o rei hindu de Sonda procurou a ajuda junto dos Portugueses em Malaca, convidando-os a assinar um tratado de paz para o comércio de pimenta e construir uma fortaleza no seu principal porto, Kalapa. O Tratado de Sunda Kalapa (1522) foi assinalado com um padrão de pedra, conhecido como o Padrão Luso Sundanês, mas os portugueses não conseguiriam cumprir a promessa de voltar no ano seguinte para a construção da fortaleza e só retornariam ao mar de Java em Nov1526.

Uma luz brilhante flagrada no dia 11set2011 por câmeras de segurança em uma praça em Jacarta, na Indonésia, tem intrigado os moradores.
A cidade foi atacada por um jovem guerreiro de nome Fatahillah, dirigente de um reino vizinho, e depois, em 22jun1527 mudou de nome, de Kalapa para Jayakarta.

Os neerlandeses chegaram a Jacarta em finais do século XVI e em 1619 as forças da Companhia Holandesa das Índias Orientais, dirigidas por Jan Pieterszoon Coen conquistaram a cidade. Renomearam-na como Batávia. As oportunidades comerciais atraíram para a Insulíndia, sobretudo, imigrantes chineses. As tensões cresceram quando o governo colonial restringiu a imigração chinesa através de deportações. Em 9out1740, 5000 chineses foram massacrados e no ano seguinte, os habitantes chineses foram trasladados para Glodok, fora das muralhas da cidade. Em 1818 completou-se o Koningsplein, hoje Praça Merdeka, e Kebayoran Baru que foi a última zona residencial holandesa construída. Finalmente os japoneses ocuparam-na em 1942, chamando-a com o atual nome. Depois da ocupação foi estabelecido o primeiro governo republicano em 1950 com capital em Jacarta. O presidente da fundação da Indonésia, Sukarno, previa Jacarta como uma grande cidade internacional. Por essa razão instigou grandes projetos financiados pelo governo. Os projetos incluíam em Jacarta uma grande avenida (Jalan Sudirman), o Monumento Nacional, os principais hotéis, e um novo edifício para o parlamento. Em 1966 Jacarta foi declarada como "distrito capital" (Daerah khusus ibukota), e portanto obteve uma condição aproximadamente equivalente à de um estado ou província.


Massive Weird Cloud Indonesia 2010



Os aldeões de Salman, Jakarta, Indonésia acordaram no domingo 23jan2011 com algo muito estranho em seu quintal: pela primeira vez, apareceu um círculo em um campo de arroz. A mensagem: a magnetosfera está pronto...

Nenhum comentário:

JcSHOW

Seguidores

Onde está o rei!

No you, it´s 4shared