sexta-feira, 25 de abril de 2008

Alsácia - rota dos VINHOS

Nós, brasileiros residindo na Alemanha, sabemos que situar-se na cultura alemã leva tempo. Aos poucos, a realidade de ser estrangeiro é de tal maneira permanente que nos tornamos estrangeiros em nossa própria cultura. Quando voltamos ao Brasil encontramos tudo mudado - e nós também já não somos mais os mesmos. Você se sente assim? Você não está sozinho, junte-se à comunidade brasileira na Internet!

Os brasileiros que vivem na Alemanha e não estão isentos de declarar Imposto de Renda no Brasil, têm até o dia 30 de abril para fazer a declaração por meios eletrônicos. O IR 2008 (Ano Calendário 2007) pode ser declarado via Internet, no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br)



Desde a primeira hora de hoje, 21 de dezembro, o Espaço Schengen - que garante trânsito livre entre fronteiras dentro da UE - incluirá mais nove países: Polônia, Estônia, Lituânia, Letônia, Hungria, Eslovênia, Eslováquia, Malta e República Checa. A liberação dos controles nas fronteiras valerá apenas para as entradas terrestres e marítimas. Nos aeroportos, ainda será necessário apresentar passaporte até 30 de março.



O prazo final para fazer a Declaração Anual de Isento 2007, no site da Receita Federal é 30 de Novembro! Segundo a Receita Federal, "quem não a fizer no prazo, deverá, após o período (entre dezembro e agosto), solicitar a regularização do CPF. A omissão na entrega da declaração, no primeiro ano, coloca o CPF do declarante como "pendente de regularização"; no segundo ano consecutivo, o CPF será suspenso.



Depois de uma breve pausa, Sandra Santos retoma sua coluna no Viver na Alemanha, para alegria dos seus leitores assíduos. Desta vez, Sandra fala de um costume alemão pouco comum no Brasil da classe média ou alta: o mercado informal de roupas usadas. Mesmo em um país de economia forte como a Alemanha, economizar é fundamental. Para conferir...



O projeto “Art Mannequin” criado pela artista plástica Lucia Hinz está promovendo o intercâmbio entre artistas brasileiros e europeus. A proposta é transformar um manequim convencional masculino ou feminino, todos do mesmo modelo e dimensão, em obras de arte contemporânea. As inscrições estão abertas até o dia 15 de fevereiro de 2008!



A Comissão Européia vai criar um "cartão azul", permitindo a circulação de trabalhadores qualificados estrangeiros na UE. O documento, semelhante ao "green card" americano, autoriza residência e trabalho por até dois anos, podendo ser renovado. Os detentores do "cartão azul" podem deslocar-se para outro estado-membro da UE se residirem legalmente no primeiro país há mais de dois anos.



O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e o Instituto Goethe de São Paulo organizam em conjunto a feira "Estudar na Alemanha 2007". A feira, que incluirá estandes de diversas organizações, acontecerá no dia 20 de outubro de 2007, de 12 às 18 horas, no Goethe Institut, Rua Lisboa 974, Pinheiros (Tel.: 011 - 3088-4288), São Paulo



Na Job-Messe für Migranten, de 28 e 29 de setembro no Hamburger Museum für Arbeit em Hamburgo, estrangeiros que vivem na Alemanha poderão se candidatar a inúmeras vagas abertas por empresas como Airbus, Hamburger Hochbahn, Norddeutsche Affinerie, Globetrotter, etc. A meta do evento é não só atrair mão-de-obra altamente qualificada, como dar chance a estrangeiros mais velhos sem qualificação.



Udisch-Deutsch, Deutsch-Udisch? Não se assustem se um dia for preciso consultar o dicionário para entender as aventuras lingüísticas desse gaúcho vivendo na Alemanha. Uma língua particular que não cabe em um país só, nem em nenhum dicionário já escrito, o idioma Udisch está deixando os moradores de Jena com a pulga atrás da orelha. Confira o novo texto da Coluna "tUdo na Alemanha"!



Novo artigo da Égua da Coluna no ar! "As francesas são lindas, perfumadas, cuidadas, hidratadas, penteadas, maquiadas, elegantes e distintas até o último suspiro de laquê. Na Alemanha não lembro de ter vivido nada parecido. Pelo contrário"... Ficaram curiosos? Então não deixem de ler e deixar seu comentário sobre o novo texto na Égua da Coluna.



A Proposta de Emenda à Constituição, que permite o registro de filhos de brasileiros nascidos no exterior como brasileiros natos, foi aprovada em segundo turno em 14/8/2007. A aprovação foi em caráter definitivo. Agora, brasileiros nascidos no exterior a partir de 1994 (cerca de 200 mil, atualmente) podem ser registrados nas embaixadas e consulados do Brasil em todo mundo.



Depois de um ano de prazo dado a todos os estados alemães para que se preparassem em definitivo para as mudanças da língua escrita, entra oficialmente em vigor hoje, dia 1 de agosto de 2007, a nova Ortografia da Língua Alemã. Agora, escrever segundo a ortografia antiga é considerado erro nas escolas. A imprensa alemã também acatará as novas regras. Veja o que mudou na língua alemã aqui.



O Plenário aprovou em primeiro turno nesta terça-feira, por unanimidade, a Proposta de Emenda à Constituição do Senado, que permite aos filhos de pai brasileiro ou mãe brasileira serem registrados em consulado do Brasil no exterior para poderem receber a nacionalidade brasileira. Ainda falta a votação em segundo turno da matéria. Notícia completa: Portal da Câmara dos Deputados



"Heidelberg é um ponto tradicional de estudantes. Aqui estão muitas faculdades, como filosofia, medicina e matemática. Sempre há gente jovem pela cidade. É um lugar muito associado à lembrança de Goethe, o grande poeta e escritor alemão. Ele adorava Heidelberg, e passou grande parte de sua vida aqui". Venha conhecer Heidelberg, um dos lugares mais lindos da região. Viajar é Viver.



O Ministério das Relações Exteriores acaba de lançar um site para brasileiros no exterior, com informações úteis sobre viagem, visto, documentos, direitos e deveres do viajante ou brasileiro no exterior. O objetivo do novo Portal Consular é facilitar o acesso dos brasileiros a informações oficiais gerais via Internet, o que dá aos funcionários dos consulados mais tempo para tratar de assuntos e casos específicos.


Imagens: cidade de Hamburg / St. Pauli

Link de ao arquivo de imagens ao passeio pela região da Alsácia:
http://www.4shared.com/document/NCslAaya/Alsacia_-_rota_dos_vinhos.html

Nenhum comentário:

JcSHOW

Seguidores

Onde está o rei!

No you, it´s 4shared