

Haifa (em hebraico חיפה, Heifá) é uma cidade portuária de Israel com cerca de 268 mil habitantes, sendo a terceira maior do país, depois de Tel Aviv e Jerusalém.


Localiza-se na costa, no norte do país, localizada desde o Monte Carmelo até a parte baixa e zona portuária.

Tem uma universidade (a Universidade de Haifa) e o famoso instituto Technion.


A população é na sua maioria judia, com poucos árabes cristãos e um pequeno grupo de drusos. Haifa é o centro mundial da congregação religiosa dos Baha'i.


Em Haifa encontra-se o segundo maior porto de Israel.

A existência de Haifa reporta-se ao século III, atribuindo-se aos cruzados na Idade Média a responsabilidade pelo seu desenvolvimento e pela importância que atingiu nessa época.

Contudo, foi aquando da construção do caminho-de-ferro de ligação com Damasco, a capital da Síria, que esta cidade atingiu o seu maior desenvolvimento, tornando-se um pólo industrial significativo.

Como consequência desta prosperidade, Haifa foi disputada na guerra da Palestina, em 1948, e tornou-se um alvo dos mísseis Scud iraquianos durante a guerra do Golfo, em 1991.


É a principal cidade industrial de Israel, possuindo refinarias de petróleo e fábricas de construção naval que são as mais representativas para a economia da cidade.

Contudo, são também de destacar as indústrias de cimento, de produtos químicos, de equipamento electrónico e têxteis.


Em Haifa está situada a principal base naval do país, bem como uma das principais universidades e um pólo de desenvolvimento tecnológico, o Technion - Instituto de Tecnologia de Israel-. Haifa é linda!

Carmelit é o nome do trem subterrâneo da cidade Haifa, Israel.

É um dos menores metrôs (metropolitanos) do mundo e a via férrea tem extensão de apenas 1800 metros.

A origem etimológica do nome é o Monte Carmelo, o morro no qual a cidade de Haifa é construída.

Imagens: Michael Frost
Nenhum comentário:
Postar um comentário