terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Ilha de São Miguel - Açores



São Miguel é a maior das ilhas do arquipélago dos Açores. Com uma superfície de 746,82 km², mede 64,7 quilómetros de comprimento e de 8-15 km de largura e conta com uma população de 131 609 habitantes (2001), mais 4,5% que uma década antes. É composta pelos concelhos de Lagoa, Nordeste, Ponta Delgada, Povoação, Ribeira Grande e Vila Franca do Campo. Designada por Ilha Verde, aquando da sua descoberta por volta de 1426/1439, começou a ser povoada (por cerca de 1440) por portugueses e por judeus, mouros e franceses.



Ao se chegar à Ilha de São Miguel, o primeiro deslumbramento são as lagoas, com a sua beleza serena e poética. Em seguida é a sua paisagem feita de verde e flores, de vastos horizontes de terra e de mar.



A tão aludida Lagoa das Sete Cidades, com as suas duas lagoas - azul e verde - limitadas por uma caldeira, o ilhéu de Vila Franca, reserva natural, assim como o Vale das Furnas, com as suas fumarolas, de águas e lamas quentes e medicinais, são apenas alguns exemplos dos inúmeros pontos atractivos que São Miguel apresenta.



São Miguel é a maior ilha do arquipélago dos Açores. A ilha é composta por dois maciços vulcânicos separados por uma cordilheira central de baixa altitude. Depois da visita que fizemos à sua Capital Ponta Delgada, vamos agora ver um pouco do resto da Ilha.



O sector primário constitui a principal actividade económica da ilha, sobretudo a área agrícola. Lagoa, Nordeste, Ponta Delgada, Povoação, Ribeira Grande e Vila Franca do Campo são os concelhos da ilha. O natural ou habitante da ilha de São Miguel denomina-se micaelense.



Sete Cidades, fica no extremo ocidental da ilha de S. Miguel. O verde e o azul de duas lagoas que nos lembra inúmeras lendas; de Sete Bispos, de Sete Cidades consumidas pelo fogo de Sete Vulcões, de lágrimas de Princesa e de Pastor com olhos azuis e verdes, etc.



Pelo istmo que separa as lágrimas apaixonadas, passa uma ponte. Ao fundo, o vilarejo de Sete Cidades.



São Miguel é também conhecida como ilha Verde, devido às suas pastagens infinitas.



Os pontos de interesse turístico são variados. O Vale das Furnas, o verdadeiro ex-libris da ilha tem uma visão paradisíaca com o vapor das caldeiras, a água a ferver que se mistura e envolve com a beleza da lagoa. É um cenário difícil de descrever.



Um dos pontos de interesse da ilha é a Lagoa do Fogo, que se situa na Serra de Água de Pau, bem como a Lagoa do Congro, localizada a poucos quilômetros da Vila Franca do Campo.



A Lagoa das Sete Cidades é a outra das três grandes lagoas da ilha. Com uma cratera de grandes dimensões, está divida em duas partes, chamadas respectivamente de azul e verde.



Na zona Este da ilha, fica o Pico da Vara - a maior elevação da ilha - com 1103 metros de altitude. Na zona central, a serra de Água de Pau com 940 metros de altura e na zona Oeste situa-se a Caldeira das Sete Cidades com 850 metros de altitude.



Lagoa do Fogo, fica localizada no centro da ilha de S. Miguel. Uma enorme cratera ladeada pelo mar de um profundo azul, esconde a longa e oval Lagoa do Fogo.



A primeira capital da ilha foi Vila Franca do Campo, que veio a ser arrasada por um sismo em 1522, altura em que foi transferida para Ponta Delgada. Ponta Delgada é uma cidade em constante desenvolvimento, onde se mantêm ainda as suas igrejas e palácios dos séculos XVI e XIX.



A maior festa religiosa dos Açores é nesta ilha realizada, mais propriamente na cidade de Ponta Delgada, onde acorrem todos os anos milhares de pessoas. São as festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres que são realizadas todos os anos no quinto Domingo depois da Páscoa.



Outra manifestação religiosa desta ilha são os Romeiros. Por altura da Semana Santa, grupos de algumas dezenas de homens percorrem a ilha a pé, durante oito dias, rezando e cantando em todas as Igrejas e Ermidas que se deparam pelo caminho.




Furnas, pertence ao Concelho de Povoação, possui uma lagoa rasgada por entre jardins e florestas, que nos fazem lembrar as histórias de génios e de fadas, que nos embalavam na nossa infância. Flores e mais flores, água, muita água, mineral, termal, que se recomenda para todo e qualquer problema de saúde.



Furnas é um paraíso para quem ama a natureza.



Paisagens que mantêm a pureza original, de uma tranquilidade bucólica e da melodia do silêncio.



Parque Terra Nostra.







Lagoa das Furnas – Lago Verde.





Lagoa das Furnas – Caldeiras, água e lama a ferver com cheiro intenso a enxofre.







Continuamente activas rugindo e cuspindo enxofre.

















A famosa Caldeira Velha.



















O Cozido nas Caldeiras, um dos mais conhecidos pratos típicos da região. O cozido das Furnas passa a noite no forno geotermal patrocinado pela natureza.



Em poços cavados no chão, alguns cimentados, enterra-se uma panela contendo os ingredientes (carne e legumes), espera-se uma noite inteira para a actividade vulcânica agir e está pronto.







Costa do Nordeste o ponto mais oriental da ilha, onde se encontra o Pico da Vara o pico mais alto de S. Miguel. É a parte da ilha menos conhecida, mas talvez seja por isso que é a mais preservada, a mais florida e a mais encantadora da ilha.





Nas suas férteis terras são produzidos cereais, chá, fruta e vinho e alimentam o gado bovino.



Nordeste, Ribeira dos Caldeirões.



Nordeste, Ribeira dos Caldeirões (quedas de água).



Ilhéu de Vila Franca, situado nas proximidades de Vila Franca do Campo, é uma Reserva Natural, que dista cerca de 1km da costa. Existe transportes regulares para quem queira visitar o ilhéu.



Capela de Nossa Senhora da Paz em Vila Franca do Campo. A escadaria em zig-zag é enfeitada com azulejos de temática bíblica.



A vista que se obtém do topo da Capela de Nossa Senhora da Paz é de tirar o fôlego. Ao fundo, Vila Franca do Campo, O Ilhéu da Vila e o Atlântico sem fim.



Fajã da Caloura, pertence ao concelho de Vila Franca do Campo. Ao fundo o Convento onde teve início a história do Santo Cristo.



Jardim na Ribeira Grande.



Pico da Vara, o pico mais alto da Ilha de S. Miguel, com 1082 m.



Pesquisa de Imagem : www.flickr.com (Carlos Bettencourt / moacirdsp / Mário Silveira / José Araújo / Paulo Santos / Pedro VCG). guidapint@gmail.com

Nenhum comentário:

JcSHOW

Seguidores

Onde está o rei!

JC no Youtube

Loading...

No you, it´s 4shared