terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Procedimento RESERVA AÉREA



CRIANDO UMA RESERVA CAMPO A CAMPO

1. Campo NOME
Nome do(s) passageiro(s) que irão viajar, incluindo crianças com mais de dois anos (CHD).
a) Quantidade de passageiros (com 1 algarismo)
b) Sobrenome
c) Barra
d) Primeiro nome ou nomes separados por barra quando houver mesmo sobrenome

Exemplo:
Nome do passageiro: Como colocar:

Fábio Alves Baptista 1Baptista/Fábio MR
Gerson Silva e Sonia Silva 2Silva/Gerson MR/Sonia MRS

Casos especiais
Sobrenomes afetivos – Filho, Junior, Neto e Sobrinho

Devem ser colocados depois do sobrenome do passageiro, e nunca dever ser abreviados.
Exemplo:
Nome do passageiro: Como colocar:

José Luiz Aires Filho 1AiresFilho/José Luiz MR

Marcio Vieira D’Avilla 1Davilla/Marcio MR

2. Campo SEGMENTO
É composto de: RG 3487 Y 20 JUN GRU REC 1800 2100 HK 1
A B C D E F G H I J K

A) Sigla da Cia. Aérea – utilizado o código AIRIMP
B) Número do vôo
C) Classe a qual foi feita a reserva
D) Dia da viagem com dois algarismos
E) Mês da viagem – utilizado o código AIRIMP
F) Cidade de origem – utilizado o código AIRIMP
G) Cidade de destino – utilizado o código AIRIMP
H) Horário de saída do vôo com quatro algarismos
I) Horário de chegada do vôo com quatro algarismos
J) Situação da reserva
K) Número de lugares reservados

OBS.: Na letra “J”, situação de reserva, podemos encontrar as seguintes siglas:

HK – Confirmada (reserva confirmada)
HL ou WL – Lista de espera (reserva com lista de espera)
PN – Pendente (reserva pendente de resposta da Cia. Aérea)
UC – Impossível de confirmar (reserva impossível de confirmar)

Importante:
Havendo descontinuidade entre os segmentos solicitados, haverá necessidade de colocar uma informação de deslocamento por parte não aérea.

A essa informação se dá o nome de ARUNK

Exemplo:
1Mendes/Carlos MR
RG 3156 Y 13 JUN GRU VIX 1300 1400 HK1
ARUNK
RG 3134 Y 16 JUN PLU SSA 1200 1300 HK1

No exemplo, o passageiro solicitou uma reserva no trecho S. Paulo para Vitória com a Varig, mas chega em Belo Horizonte por terra, de onde prossegue sua viagem até Salvador, também em vôo da Varig.

3. Campo FONE
Uma reserva pode ter mais de um fone, e este campo é preenchido por um dos 05 identificadores abaixo. Quando houver número de apartamento ou ramal este deve ser precedido pela letra X.

(A) usado para inserir o endereço ou hotel – A Hotel Palace X 1231 adress HTL
(B) usado para inserir telefone comercial – B (11) 3232-1010 business B (11) 5656-2020 X 365 B (11) 456-7070 A/C Ana
(H) usado para inserir telefone residencial – H (11) 6584-3030 house
(T) usado para inserir telefone da agência – T (11) 4593-4040 travel agency
(P) usado para inserir telefone pessoal – P (11) 9151-5050 personal

4. Campo SOLICITANTE DA RESERVA
Informar quem solicitou a reserva, conforme exemplo abaixo:
Nome da agência ou pessoa solicitante/Nome da pessoa que solicitou a reserva

Exemplo:
STARTOURS/LUISA
PSGR/LURDES

5. Campo PRAZO
Campo utilizado para estabelecer local, hora e data para que o passageiro ou agente de viagens efetue a aquisição do bilhete

SÃO JJ 1500 10 SEP
A B C D E

A) Local
B) Cia. Aérea
C) Hora
D) Dia com dois algarismos
E) Mês utilizando o código AIRIMP

OBS.: Deve-se evitar dar prazo muito próximo a data de embarque
Ao se adquirir o bilhete, esse campo deve ser imediatamente retirado, correndo-se o risco de perder a reserva e conseqüentemente o lugar no vôo

6. Campo OBSERVAÇÕES GERAIS

Campo usado normalmente para inserção do número do bilhete para observações gerais.

Informação do número do bilhete:

TKNO 799123 - somente um número de TKT (seis últimos algarismos do bilhete).
TKNO 789123/4 - bilhete conjugado (colocar a seqüência)
TKNO 789123-564932 – bilhete conjugado (números diferentes)

Observações gerais:
PAX IDOSO – FVR DAR ATENÇÃO ESPECIAL

Informações Suplementares:
São informações importantes e necessárias com relação ao PAX que dever ser inseridas na reserva.

Principais aplicações:
INF = designa criança de 00 a 02 anos (colo) / (sua idade é expressa em meses – MTS)
CHD = designa criança de 02 a 12 anos
(idade é colocada em anos – YRS)
VIP = pessoa importante (Very Important Person)
CIP = pessoa importante comercialmente(Comercial Important Person)

EMISSÃO DE BILHETES MANUAIS – aula prática

BILHETE ELETRÔNICO
O Bilhete Eletrônico tem as mesmas características de um bilhete físico, porém não é impresso em papel e é mantido no sistema de computadores da cia. aérea para consultas posteriores.

Isto permite que, ao chegar no aeroporto, o cliente possa dirijir-se ao check-in para retirar o cartão de embarque, fornecendo apenas seu nome e os documentos exigidos pelas autoridades locais.

O Bilhete Eletrônico da VARIG foi o primeiro do Brasil a receber a chancela da IATA (International Air Transport Association), reconhecido pelas 240 empresas que a integram e aceito, portanto, no mundo inteiro.

Compra segura:

Como a informação de compra é mantida no sistema, não existe possibilidade de perda, roubo ou extravio.

A solicitação pode ser feita via internet, telefone, lojas ou quiosques de cias. aéreas e agências de turismo.

Nas viagens domésticas é desejável a apresentação do recibo de itinerário (ITR) que o cliente recebe por e-mail ou fax.

Por exigência dos orgãos governamentais internacionais, a apresentação deste recibo é obrigatória nos vôos para o exterior.

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