quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Cantábria - Espanha / El Transcantábrico

Cantábria é uma comunidade autônoma monoprovincial localizada no nordeste espanhol. É limitada a este pelo País Basco, a sul por Castela e Leão, a oeste pelo Principado de Astúrias e a norte pelo Golfo da Biscaia (também chamado de Mar Cantábrico). A sua capital é a cidade de Santander.

Cantábria pertence à Cornisa Cantábrica, o nome dado à franja de terra entre o Mar Cantábrico e a Cordilheira Cantábrica no norte da Península Ibérica. Possui um clima oceânico úmido e de temperaturas moderadas, fortemente influenciado pelos ventos do Oceano Atlântico que chocam contra as montanhas. A precipitação média é de 1.200 mm, o que permite o crescimento de frondosa vegetação é a região mais rica do mundo em lugares de interesses arqueológicos do Paleolítico Superior. Os primeiros sinais de ocupação humana datam do Paleolítico Inferior, ainda que este período não esteja tão bem representado na região. Destacam-se neste aspecto as pinturas da Cova de Altamira, datada entre 16.000 e 9.000 adC. e declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. A moderna Província de Cantábria se constituiu em 28jul1778. A Lei Orgânica do Estatuto de Autonômia da Cantábria foi aprovada em 30dez1981, dotando deste modo à Comunidade Autônoma de organismos e instituções de autogoverno. Diversos autores que estudam a origem etimológica do nome da Cantábria ainda que não tenham chegado a um consenso seguro de sua procedência, a opinião mais aceita pelos estudiosos é que ela deriva da raíz cant-, de origem celta ou ligur e que significa ‘rocha’ ou ‘pedra’, e o sufijo -abr, freqüente nas regiões celtas. De tudo isto se deduz que "cántabro" viría a significar povo que habita nas montañés, em clara referência ao território abrupto e montanhoso da Cantábria.
NÃO CONFUNDA COM A REGIÃO DA CALABRIA NA ITALIA.
Cantábria é uma região de carater montanhoso e costero e com um importante patrimônio natural.
Seu enérgico relevo faz que 40% de sua superfície se situe acima de 700 metros de altitude e um terço disto possui mais de 30% de inclinação. Nela se distinguem duas áreas morfologicamente bem diferenciadas.
A Marina: Uma franja costera de vales baixos, amplos e de formas suaves de uns 10 km de largura cuja altitude não costuma superar os 500 msnm e que limita com o mar por meio de uma linha de litoral raso. No litoral da região se destaca a Bahia de Santander.

A Montanha: É uma larga barreira de montanhas abruptas paralela ao mar que compõem parte da Cordilheira Cantábrica. Em sua maioria de rocha calcárea afetada por fenómenos kársticos e que cobrem a maior parte da Cantábria. As diversas altitudes da região, que vão em pouca distância do nível do mar aos 2.600 metros da Montanha, faz que a diversidade vegetal seja grande e exista um amplo número de biotopos. Cantábria possui uma vegetação eurosiberiana, dentro da província Atlântica. Caracteriza-se por ter bosques de espécies frondosas e caducifolias. A ação humana desde tempos remotos tem favorecido a criação de pastos. Os prados de pastos se intercalam com plantações de eucaliptos (Eucalyptus globulus) e pequenas massas de bosques. A parte meridional de Cantábria caracteriza-se por ter uma paisagem de transição desde uma vegetação seca, convivendo variedades biclimáticas clima atlântico e mediterrâneo. Sua diversidade vegetal está propiciada por localizar-se no límite do domínio biogeográfico mediterrâneo, o que faz que existam espécies próprias deste bioclima, como são as a azinheira ou o arbutus, localizados em solos calcários pouco desenvolvidos e de escassa umidade. A região possui uma população de 572.503 hab. segundo o censo de 2007 (representa 1,27% da população da Espanha). Os municípios mais importantes desta Comunidade Autônoma (dados INE - 2006) são os seguintes:
Camargo (30.024 hab) / Castro-Urdiales (28.542 hab) / Piélagos (16.578 hab) / El Astillero (16.032 hab) / Laredo (13.090 hab) / Santoña (11.534 hab) / Los Corrales de Buelna (11.091 hab)
/ Reinosa (10.370 hab) e Santa Cruz de Bezana (10.314 hab).
Os rios cantabros são rios curtos, rápidos e pouco caudalosos, salvando umas consideráveis pendentes do mar próximo a seu nascimento na Cordilheira Cantábrica. Seus recorridos costumam ser perpendiculares à costa, se exceptuarmos o rio Ebro, e possuem uma caudal mais ou menos persistente ao largo de todo o ano motivado pela precipitações. Ainda assim, este é escasso (20 m³/s anualmente) em comparação com outros rios da Península Ibérica. A rapidez de suas águas, motivado pelas consideráveis pendientes dos recorridos, fazem que tenham um grande poder erosivo, formando os vales em forma de V característicos da Cornisa Cantábrica. No geral possuem um estado de conservação aceitável, ainda que a atividade humana, cada vez mais abundante neles pelo aumento constante da população nos vales, exerce uma forte pressão. A Cantábria é a única comunidade autônoma cujos rios desembocam em cada um dos três mares que rodeam a Península Ibérica. Os principais rios que dividem a região são:
Confederação Hidrográfica do Norte(desembocam no Mar Cantábrico)
Rio Agüera / Río Asón / Rio Besaya / Rio Deva / Rio Miera / Rio Nansa / Rio Pas / Rio Saja
Confederação Hidrográfica do Ebro - desembocam no Mar Mediterrâneo
Rio Híjar / Rio Ebro
Confederação Hidrográfica do Duero - (desembocam no Oceano Atlântico)
Rio Camesa

Cruzeiro no trem - El Transcantábrico

O primeiro trem turístico espanhol de luxo cumpre 25 anos deleitando a seus passageiros. De Santiago de Compostela a Leon, ou de Leon a Santiago de Compostela, Aquele que embarcar nesta maravilha, vai encontrar à sua espera toda a magia do norte da Espanha, das terras de Castela e Leon, às águas do Cantábrico.

O prazer de uma gastronomia sem igual, a beleza da Espanha Verde, suas paisagens e monumentos aguardam o passageiro, alojado num Hotel de cinco estrelas sobre rodas, El Transcantábrico.
Link para o arquivo PPT de imagens:
http://www.4shared.com/document/BKiMj7oS/Transcantbrico_-_Passeio_de_tr.html
http://www.4shared.com/file/uWGX1HXw/Cantabria.html

2 comentários:

Anônimo disse...

gostei muito desse blog, é muito interessante, e me ajudou

Kathia disse...

Adorei esse passeio.
Gostaria de saber qual operadora faz essa viagem.
Grata
Kathia

JcSHOW

Seguidores

Onde está o rei!

No you, it´s 4shared