segunda-feira, 26 de março de 2012

Arquipélago de CHILOÉ - Chile (vídeo: Brujos de Chiloe)

A Ilha Chiloé é uma ilha do Oceano Pacífico, a quinta em tamanho da América do Sul ao largo da costa do Chile. Fica na Região de Los Lagos e é a maior do Arquipélago Chiloé. A localidade de maior importância é Castro.

Los Lagos é uma das 15 regiões do Chile. Sua capital é a cidade de Puerto Montt. A Região de Los Lagos ou Lagos é banhada a oeste pelo Oceano Pacífico e faz divisa a leste com a Argentina, ao norte com a Região de Los Rios e ao sul com a Região de Aisén.

Puerto Montt é uma comuna e cidade do Chile, capital da Província de Llanquihue e da X Región de Los Lagos. Tem uma superfície de 1.673 km2 e a população estimada em 2009 de 230.885 habitantes. A comuna acolhe 16,39% da população total da região, sendo que 11,39% de sua população é rural e 88,61% urbana. A cidade foi fundada em 12fev1853 por Vicente Pérez Rosales. A localização original da cidade estava junto à enseada de Reloncaví, em um lugar chamado "Melipulli" (que na língua mapuche significa "Quatro Colinas"). Seu nome atual foi dado em honra ao mandatário da época, dom Manuel Montt Torres. Os povoadores que habitavam esta zona se dedicavam principalmente à exploração da madeira do alerce, uma árvore local. Em 1852 chegam os primeiros colonos alemães que iniciam o processo de colonização. Em 1912 se constrói a ferrovia que une a cidade com o resto do país. A comuna foi criada em 1861 como capital do Território de Colonização de Llanquihue, que logo passou a ser a Província de Llanquihue. Ao criar-se a Região de Los Lagos em 1975, integrando as antiguas províncias de Valdivia, Osorno, Llanquihue e Chiloé, Puerto Montt se converteu em capital regional. Suas principais atividades econômicas são a pesca, o comércio e o turismo. Desta cidade saem os passeios para o Cruce de Lagos (a travessia dos lagos andinos até a Argentina) e excursões para regiões do sul do Chile, como a ilha de Chiloé e Puerto Aisén.

Castro é uma cidade chilena, localizada na Ilha Grande de Chiloé, a 1214 km ao sul de Santiago. É a capital da comuna de mesmo nome e da Província de Chiloé, na Região de Los Lagos.
A comuna limita-se: a norte com a comuna de Dalcahue; a oeste com o Oceano Pacífico; a leste com o golfo de Corcovado; e a sul com a comuna de Chonchi. A comuna é formada por uma estreita faixa de terra na Ilha Grande de Chiloé, entre as comunas de Dalcahue e Chonchi, e por duas ilhas menores. Na desabitada costa voltada para o Oceano Pacífico esta faixa tem uns 4,5 km de largura e seus limites são o rio Anay no norte e o Cole-cole no sul. Esta zona está na Cordilheira da Costa de Chiloé e é coberta por bosques do tipo valdiviano, que em parte pertence ao Parque Nacional Chiloé. Na costa leste, concentra-se quase a totalidade da população da comuna, na cidade de Castro (lat. 42º 27' 48" S, long. 73º 48' 29" O) e em seus arredores. A cidade está localizada em uma península entre o estuário do rio Gamboa e a laguna de Ten-tén, a margem de um fiorde sinuoso que constitui um abrigo para as embarcações, porem sua entrada é perigosa por ser estreita e estar cheia de rochas a flor da água. No outro lado do fiorde está a Península de Rilán, que também pertence à comuna, é onde se desenvolve a maior parte da atividade agrícola da comuna. As ilhas de Quehui e Chelín estão um pouco ao sul de Aguantao, o extremo da península.

A Província de Chiloé, formada por quase a totalidade do Arquipélago de Chiloé, que é composto pela Ilha Grande de Chiloé e uma série de outras pequenas (mais de quarenta no total), com uma extensão de 9.181 km². A província é constituida por 10 comunas: Ancud, Castro (capital), Chonchi, Curaco de Vélez, Dalcahue, Puqueldón, Queilén, Quellón, Quemchi e Quinchao

O Parque Nacional Chiloé localizado na costa oeste da Ilha Grande de Chiloé abrange 43.057 km² e foi dividido em dois setores: o menor, chamado Chepu, que se localiza na maior parte na cidade de Ancud, enquanto o restante, chamado Anay, é situado nos municípios de Dalcahue, Castro e Chonchi. A maior parte do Parque é situado para as colinas de Cordillera de la Costa, conhecido nesta área, com a Cordilheira do Piuchén. As áreas protegidas são ambientes de dunas, mata e pântanos.


vídeo: Cidades de Castro, Ancud e Dalcahue.





















Nenhum comentário:

JcSHOW

Seguidores

Onde está o rei!

No you, it´s 4shared