terça-feira, 27 de março de 2012

Parque Vigeland em Oslo (Espiral da Noruega, Aurora Boreal = AHA)

A Noruega é um país europeu situado na Península Escandinava. Limitado a norte pelo Mar de Barents, a leste pela Rússia, Finlândia e Suécia, a sul pelo estreito de Skagerrak, que a separa da Dinamarca, e a oeste pelo Mar do Norte e pelo Mar da Noruega.







A Noruega tem também territórios situados longe das suas costas: Svalbard (inclui Spitzbergen e a Ilha do Urso) e Jan Mayen
Ilha Bouvet - Próximo da Antártica (Oceano Atlântico)
Ilha de Pedro I - Próximo da Antártica (Oceano Pacífico)
Terra da Rainha Maud - Território reivindicado pela Noruega, no continente da Antártica
A Noruega possui um dos mais altos Índices de Desenvolvimento Humano mundialmente.

Oslo é a capital é cidade mais populosa do país. Outras cidades importantes são Bergen, Trondheim e Stavanger.

A Noruega é frequentemente associada aos povos Vikings; tanto que um rei viquingue, Harald, Cabelo Belo, unificou a nação norueguesa num só reino, em meados do século IX e século X. Os viquingues ajudaram a colocar a Noruega no mapa cerca de um século mais tarde.

A Era Viquingue foi um período importante para a formação da cultura norueguesa e mitologia nórdica; entretanto, a comunicação com as outras nações europeias trouxe-lhe, também, no passado informações e ideais de valor duradouro.

Com a Baixa Idade Média, toda a Europa foi testemunha de um bruto crescimento populacional - até o momento em que a Peste Negra ataca o continente e diminui a sua população para cerca de um terço.

Com isso, a Noruega não foi capaz de viver uma virada positiva a nível econômico. Tempos depois, a importância da pesca do arenque cresceu, o comércio floresceu e a população aumentou.

Como nação de navegadores, a Noruega depende, ainda, grandemente da pesca e da exportação de peixes (principalmente o bacalhau).

Juntando-se a exportação de madeira e o vivo comércio costeiro, está composta a espinha dorsal da economia da Noruega.

A Noruega é uma monarquia constitucional, com uma democracia parlamentar. O primeiro-ministro, ou Statsminster (literalmente "ministro do país"), é o chefe do governo, e nomeia um gabinete executivo de entre os membros do parlamento norueguês, que se chama Storting literalmente "assembléia grande".

O Storting é composto por 169 membros, eleitos por um sistema de representação proporcional.

Embora seja oficialmente uma legislatura unicameral, os membros do Storting elegem 40 dos seus membros para formar uma câmara alta, o Lagting, que considera e modifica os projetos de lei. Os outros membros formam uma câmara baixa, o Odelsting. A tradição do governo monárquico norueguês sob diversas formas prolonga-se até há mais de mil anos.





A Noruega fez parte de uma união com a Dinamarca entre 1381 e 1814 e posteriormente com a Suécia entre 1814 e 1905, altura em que mais uma vez se tornou independente sob o reinado de Haakon VII da Noruega.


A Noruega encontra-se dividida em 19 condados (fylker, em norueguês) que são os seguintes:
Akershus (Áquer)
Aust-Agder (Ágder do Oeste)
Buskerud (Busquerude)
Finnmark (Finamarca)
Hedmark (Hedamarca)
Hordaland (Hordalândia)
More og Romsdal (More e Vale do Rome)
Nordland (Norlândia)
Nord-Trondelag (Trondeláguia do Norte)
Oppland (Opalândia)
Oslo
Østfold (Ostafolde)
Rogaland (Rogalândia)
Sogn og Fjordane (Sogne e Fiordes)
Sor-Trondelag (Trondeláguia do Sul)
Telemark (Telemarca)
Troms (Tromse)
Vest-Agder (Ágder do Leste)
Vestfold (Vestafolde)

Parque Vigeland em Oslo


Imagens referente ao Museu Norskfolken em Oslo


Oslo: 630.000

População 1jan2006 nas zonas urbanas maiores da Noruega segundo SSB (o IBGE/INE da Noruega). Os meninos do AHA nasceram nesta região...

Bergen: 244.620

Stavanger/Sandnes: 117.315

Trondheim: 161.730

Kirkeness Fredrikstad, Sarpsborg e Hvaler: 120.000

Egersund Drammen: 91.584

Porsgrunn/Skien: 85.408

Kristiansand: 64.930

Tromsø: 53.042

Tønsberg: 45.447

Ålesund: 44.706

Sandefjord: 40.992

Bergen Bodø: 35.106

Lysefjord Moss: 34.684

Geirangerfjord Haugesund: 31.361

Arendal: 31.115

Hamar

Sognefjord e Aurlandfjord
Possui uma área de 385.199 km², uma parte da qual se distribui por mais de 150 mil ilhas. Na área continental, predomina a paisagem de montanhas, platôs e fiordes.


A Noruega possui uma fronteira territorial de 2.542 km, sendo 1.619 km com a Suécia ao leste, 727 km com a Finlândia ao nordeste e 196 km com a Rússia no extremo norte. Ao sul a Noruega se separa da Dinamarca pelo estreito de Skagerrak.

Sognefjord



A extensão aproximada do país, de norte a sul, é de 1700 quilômetros. O terreno glacial é formado em maior parte por platôs altos e montanhas ásperas, através dos quais aparecem vales férteis; possui pequenas e irregulares planícies, a linha costeira bastante recortada por fiordes e tundra ao norte.

O clima da Noruega é rigoroso, com verões amenos e invernos muito frios, com ventos fortes e muita neve; porém, diferentemente dos outros países escandinavos, uma grande faixa litorânea do país à beira do Mar do Norte e do Mar da Noruega é aquecida pela corrente do golfo, fazendo com que apresente-se mesmo no mês mais frio, janeiro, regiões com temperaturas médias superiores a 0°C, sendo mais comum precipitações em forma do chuva do que neve, como é o caso de Bergen, que em janeiro registra médias em torno de 2°C.

Bergen

A economia norueguesa é próspera, social-democrata, caracterizado por uma combinação da atividade do mercado livre com a intervenção do governo. As áreas chave estão sob controle do governo, tais como o setor vital do petróleo, com as empresas de estado em grande destaque.



O país é dotado de ricos recursos naturais - petróleo, energia hidroelétrica, peixes, florestas, e minerais - e está altamente dependente da sua produção e dos preços internacionais do petróleo; em 1999, o petróleo e o gás somaram 35% das exportações. Somente a Arábia Saudita e a Rússia exportam mais petróleo do que a Noruega. A Noruega optou por permanecer fora da União Européia, através de um referendo em 1972, e outra vez em Novembro de 1994. No entanto, a Noruega, juntamente com a Suíça, a Islândia e o Liechtenstein firmaram um acordo econômico com a União Européia. Este países formam a Associação Europeia de Livre Comércio.



Aalessund = capital do "bacalhau"

Museu náutico KON TIKI em Oslo.

O crescimento econômico em 2000 foi de 2,7%, comparado com os 0,8% de 1999, mas voltou a cair, para 1,3%, em 2001. O governo avançou com privatizações em 2000, vendendo um terço da companhia de petróleo Statoil, que tinha capital 100% estatal. Com a qualidade de vida mais elevada do mundo, os noruegueses preocupam-se bastante com as duas décadas seguintes quando o petróleo e o gás começarem a acabar. Consequentemente, a Noruega tem acumulado os seus excedentes orçamentais, derivados do petróleo, num fundo governamental que investiu no exterior e que em 2003 foi avaliado em 114 bilhões de dólares americanos. A administração do fundo petrolífero da Noruega, criado para que a riqueza criada pela extração do petróleo possa beneficiar gerações futuras, é um tema de discussões acesas na atual sociedade norueguesa.



Teste do projeto Blue Beam (Raio Azul, da NASA) cria uma misteriosa espiral no céu da Noruega, controlada por um raio azul. Foi cogitado por céticos, que poderia se video-montagem, aurora boreal, e chegou a surgir até mesmo uma suposta versão oficial, de que seria um míssel russo, e que foi divulgada nos principais meios de comunicação. Neste video, são feitas algumas comparações entre misseis falhos, aurora boreal, e a espiral, para que você tire suas próprias conclusões. Segundo denuncias, o projeto Blue Beam incluem falsificações arqueológicas, terremotos gerados artificialmente, projeção de hologramas e som no céu, controle mental com ondas ELF, um frenesí religioso com um falso arrebatamento, e uma falsa invasão extraterrestre. Tudo seria condicionado para remover as limitações religiosas e apresentar à humanidade um novo "Messias", unificando todas as religiões.



Entre os noruegueses famosos incluem-se o dramaturgo Henrik Ibsen, os exploradores Roald Amundsen e Fridtjof Nansen, o pintor expressionista Edvard Munch, o compositor do romantismo Edvard Grieg, a banda de música pop internacional A-ha e os romancistas Bjørnstjerne Bjørnson, Knut Hamsun e Sigrid Undset, vencedores do Prêmio Nobel de Literatura em 1903,1920 e 1928, respectivamente.

Sol da meia-noite, só na Noruega ele permanece 24 horas a nossa admiração.
Link para mais informações e imagens:
http://www.4shared.com/document/zcPUENDX/Noruega.html

Nenhum comentário:

JcSHOW

Seguidores

Onde está o rei!

JC no Youtube

Loading...

No you, it´s 4shared