segunda-feira, 19 de março de 2012

Canaima - Venezuela (Parque Nacional / Patrimônio Unesco 1994)

O Parque Nacional Canaima tem 30 mil km2 parque no sudeste da Venezuela que faz fronteira Brasil e Guiana, localizado no Estado Bolívar, e aproximadamente ocupa a mesma área que a Gran Sabana região, criado em 12jun1962. É o segundo maior parque do país, depois de Parima-Tapirapecó e sexto maior parque nacional do mundo. É o tamanho da Bélgica ou Maryland.

Angel Falls é a maior cachoeira do mundo.
Cerca de 65% do parque é ocupada por planaltos de rock chamada tepuis, que são uma espécie de platô de milhões de anos, com paredes verticais e tops quase planas. Estes constituem um ambiente único biológico, também de grande interesse geológico. Seus penhascos e cachoeiras (incluindo o Salto Angel, a 1.002 metros (3,287 pés) são paisagens espetaculares.

Os tepuis mais famosas do parque são o Monte Roraima, o mais alto e mais fácil de subir, e Auyantepui, a partir do qual cair a Angel Falls. Os tepuis são arenito e datam de uma época em que a América do Sul e África eram parte de um super-continente. O parque é o lar de indígenas Pemon índios, parte do Carib grupo linguístico. O Pemon ter um relacionamento íntimo com os tepuis, e acredito que eles são o lar dos espíritos o 'Mawari'. O parque é relativamente remota, com apenas algumas estradas conectando cidades. Mais de transporte dentro do parque é feito por avião leve de pistas de pouso construída por várias missões capuchinhas, ou a pé e de canoa. Pemons desenvolveram alguns campos básicos e de luxo, que são principalmente visitadas por turistas de todo o mundo. Em 1994, o Parque Nacional Canaima foi nomeado Patrimônio Mundial pela UNESCO, como reserva natural que possui relevo abrupto especial e único no mundo, os tepuis.

A região é rica em ouro, diamante, nióbio (coltán), tântalo, manganês entre outros e a exploração desses recursos minerais é regulamentada, prevalecendo os interesses nacionais e os indígenas participam nos negócios como sócios.

Atrações turísticas
Setor Oeste
Lagoa de Canaima
El Sapo e El Sapito Cataratas
Yuri Cataratas
Mayupa Rapids
Pozo de la Felicidad (Pit da Felicidade) (Saro Marú)
Orquídea Ilha
Ilha Ratón
O Salto Angel ou Korepakupai Vena
O Auyantepuy
Kavac Indian Village
Caverna Uruyén
Kamarata Indian Village
Wareipa índio comunidade
El Encanto Cataratas
Avak índio comunidade
Roberto Praia
Kanwaripa índio comunidade
Caroní Rio
La Maloca Indian Village
Kukenan Falls (na Kukenan Tepui ou Matawi)

Setor Leste
La Piedra de La Virgen (A rocha da virgem)
El Danto Cataratas
La Arenaria
Monumento al Soldado Pionero
Aponwao eu rio
Banhos Tarotá
Toroncito Ravine
Toron meru Cataratas
Karuay Cataratas
Chinak meru Falls (Aponwao quedas)
Parupa
Anotén
Chivatón Cataratas
Missão da Kavanayen
Kamoirán Rapids
Kama meru Cataratas
Arapán meru (Pacheco Ravine)
Soruapa rio ou Woimeri
San Francisco de Yuruani comunidade indígena
Kako Paru ou Jaspe Ravine
Urué meru
Kukenan ponte do rio
Paraitepui comunidade indiana de Roraima
Wonkén Indian Community
Monte Roraima.

O salto Ángel ou cataratas Ángel (nome nativo tepuy Parekupa-meru) é o mais alto salto do mundo, com 979 metros de altura (807 metros de queda sem interrupção), gerada pela queda do rio Churún desde o Auyantepuy, no Estado de Bolívar, sudeste da Venezuela, próximo da fronteira Brasil-Guiana. Seu nome é alusivo ao aviador estado-unidense James Crawford Angel.
Link para arquivo de imagens:
http://www.4shared.com/office/FPCVDKT0/Canaima_-_Venezuela.html

Nenhum comentário:

JcSHOW

Seguidores

Onde está o rei!

JC no Youtube

Loading...

No you, it´s 4shared