sexta-feira, 28 de março de 2008

Atibaia /SP (Convention Bureau e criação de Nishikigoi - Carpas)


As Ações de um “Convention Bureau”, entidades apolíticas, sem fins lucrativos, formadas e mantidas pela iniciativa privada, que reúnem representantes de todos os segmentos ligados à atividade turística, permitem a máxima realização do potencial turístico de uma cidade ou região, com benefícios para toda a cadeia produtiva e população em geral.

Atribuições
Trabalhar pelo desenvolvimento turístico, em geral;
Captar e gerar eventos de todos os tipos, aumentando o fluxo de visitantes na região;
Conceder apoio e incentivo à promoção e realização de eventos, em geral;
A difusão de idéias, dos valores culturais, das tradições e dos hábitos sociais da comunidade regional;
Colaborar com as instituições públicas e autoridades governamentais;
Gerar e manter intercâmbio técnico e cultural com entidades congêneres, públicas e privadas, nas esferas regional, nacional e internacional;
Promover atividades educacionais, cursos, treinamento e aperfeiçoamento de recursos humanos, visando a qualificação para o setor de turismo e eventos, bem como, desenvolver na população uma cultura voltada ao melhor atendimento possível aos visitantes de lazer e negócios;
Firmas convênios, intercâmbios e permutas, com instituições públicas ou privadas, visando viabilizar projetos e eventos sócios culturais, voltados ao turismo;
Promover e divulgar, o mais intensamente possível, os produtos abrangentes da região, em nível regional, nacional e internacional.

Exemplo de como o Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau pode realizar suas ações?
Associando o maior número possível de pessoas físicas ou jurídicas ao ARC&VB, desde que identificadas com nossos objetivos e que possam agregar valor ao nosso “produto”;
Criando um banco de dados com o máximo de informações sobre todos os associados e sobre a região, que servirá de base de consulta para turistas, organizadores de eventos, empresários, moradores e investidores interessados na região;
Elaborando, organizando e produzindo os materiais que servirão de base para a divulgação do potencial turístico da região: Showcase, CD rom, Filme VHS, Site na Internet, Plano de Mídia, etc;
Participando do maior número possível de feiras e eventos de turismo com a intenção de divulgar o potencial da região e tentar a captação de eventos no curto, médio e longo prazo;
Atraindo para seus quadros as prefeituras e outras instituições públicas ou privadas dos municípios da região de Atibaia de forma que elas divulguem os programas de interesse do turismo que as mesmas disponham ou estejam planejando desenvolver;
Levantando dados que permitam a montagem de um calendário de eventos do território abrangido pelo ARC&VB;
Conscientizando as populações locais da importância do desenvolvimento do turismo e do papel fundamental do ARC&VB nesse processo.

Ações Realizadas / Eventos
Enduro a pé North - Abertura Campeonato Try On adventure Meeting - copa North
Caloi Adventure Camp - Central de Reservas
Campari Rock - Cenda de Ingressos
26ª Festa das Flores e Morangos de Atibaia - Central de informações
Congresso Brasileiro de Odontologia - setembro 2006
RADESP - Reunião Anual de Dermatologistas do Estado de São Paulo - Central de Reservas dos Associados ao Convention / Exposição e Venda de Produtos da Região
Rally Mitsubishi 2006
Participação nas feiras: AVIRPP, ABAV, AVIESP, Adventure Fair, Feira internacional de Turismo de Chicago e Feira Internacional de Turismo de Buenos Aires (FIT)
Captação de Novos Sócios
Implantação da Taxa de Turismo nos hotéis associados
Elaboração do Show Case - diretório que servirá de apoio para a divulgação do potencial turístico da Região.
Revista Entre Serras e Águas
Filiação à Federação de Conventions

O Ticket Vantagem proporciona algumas pequenas gentilezas oferecidas pelos comerciantes conveniados que se identificam com nossa missão, traduz nossa mais sincera vontade de agradar é a nossa maneira de dizer que você está entre amigos, esperamos que goste e volte muitas vezes.
São várias sugestões em gastronomia, lazer e serviços, sempre acompanhadas de uma vantagem exclusiva, que fará você explorar o que temos de melhor! Escolha o benefício oferecido e apresente o Ticket Vantagem ao chegar no estabelecimento conveniado. Aproveitar o máximo sua visita! Esperamos que faça bons negócios entre nós, mas também não esqueça de se divertir.
Afinal, seja qual for o motivo de sua visita, esteja certo de que aqui você será sempre bem-vindo!

I FOLATI - Fórum de Lazer de Atibaia apresenta oficinas, mesas, palestras e pôsteres com foco na educação para o lazer - 27/03/2008
Recreadores, monitores, animadores, pedagogos, educadores, estudantes em geral e empreendedores tem encontro marcado no 1º FOLATI – Fórum de Lazer de Atibaia, evento que acontece nos dias 04, 05 e 06 de abril de 2008 no Centro de Convenções Victor Brecheret na cidade de Atibaia (distante 65 km da capital paulista). O objetivo do evento é apresentar e discutir os mais recentes estudos e pesquisas que envolvem o entretenimento e o lazer de crianças, adolescentes, adultos e a terceira idade.
"Cuidar de alguém requer muita responsabilidade. Além de entreter, hoje, o recreador precisa ter disciplina pedagógica, noções de cidadania, de educação ambiental entre outras formações", observa o professor especialista em docência em turismo e hotelaria no ensino superior Robert Rodrigues também conhecido por Bob (no meio recreativo) e que é o coordenador geral do evento. Além de acompanhar as apresentações de especialistas, o público terá a oportunidade de participar de oficinas como: Malabares, Construção de Brinquedos, Danças Recreativas, Recreação em Hotéis, Jogos Teatrais, entre outras. Além das oficinas, mesas e palestras, e pôsteres de trabalhos científicos que estarão expostos no local, o público também poderá conhecer um pouco da cultura de Atibaia como os bonecos gigantes (figuras marcantes do "Zé Pereira"), tradicionais nos desfiles de rua que antecedem o carnaval que se apresentarão durante um coquetel cultural com o Maracatu do grupo "Baque Lua Cris" de Bragança Paulista e para finalizar o evento haverá uma prova de Enduro Cultural à Pé, prova de regularidade com passagem nos pontos turísticos culturais da cidade.
O 1º FOLATI é realizado pelo COMTUR - Conselho Municipal de Turismo da cidade de Atibaia e ARC&VB - Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau em parceria com a Prefeitura Municipal de Atibaia e FAAT – Faculdades de Atibaia e conta com ainda com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Atibaia, Associação Brasileira de Recreadores, Sociedade Catarinense de Lazer, AMITUR – Associação dos Municípios de Interesse Turístico, Lions Club de Atibaia, Atibaia Campo e Chalés, Viação Atibaia São Paulo, Atibaia Turismo Receptivo, Centro Paula Souza de Atibaia, Enduro à Pé e Recreare Lazer e Aventura. As pessoas interessadas em desempenhar a função de recreador de lazer terão a oportunidade de se cadastrar no evento para possíveis trabalhos na região. Para mais informações:
ARCVB - Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau
Pça Claudino Alves, 134 - Centro - Atibaia
(11) 4402-2159 / 4418-2640 – luiza@atibaiaeregiao.com.br / vanessa@atibaiaeregiao.com.br
www.atibaiaeregiao.com.br

Realizado no Parque Edmundo Zanoni, dias 19 e 20 de maio de 2007. - ATIBAIA / SP - BRASIL.

Nishikigoi é o termo genérico que denomina as carpas com cores ou estampas e que são criadas para fins ornamentais.
Definição: Nishiki+Goi
Nishiki = brocado, êxito da vida
Goi (ou Koi) = carpa
Realmente existem Nishikigois que parecem estar vestindo roupa feita de brocado. Dizem que o Nishikigoi vence cascatas, daí seu significado de sucesso de uma pessoa. Antes da 2a.Grande Guerra era chamado de "koi florido","koi estampado" ou "koi fantasia", porém as autoridades Japonesas desaprovaram os termos como "colorido" ou "florido", inadequado para a época, surgindo então a denominação "Nishikigoi". O Nishikigoi é denominado ainda de "Jóias que nadam" ou "Peixe Nacional"do Japão. A palavra "Koi" foi utilizada há cerca de 2.500 anos na China. A história registra que 538 A.C., quando nasceu o filho mais velho do Confúcio o mesmo recebeu como presente de congratulação do Rei Shoko de Ro um peixe ao qual denominou de Koi. Porém a Terra Natal do Koi é reconhecida como sendo a Pérsia. O mesmo foi trazido para o Japão passando pela China e Coréa, há cerca de 1.000 anos. Todavia foram os japoneses quem criaram os exemplares coloridos para fins decorativos, sendo Nishikigoi uma autêntica obra de arte japonesa. O Nishikigoi surgiu pela primeira vez há cerca de 180 anos. Das carpas comuns criadas para alimentação na Província de Niigata surgiram alguns mutantes, cujo aperfeiçoamento genético originou Higoi, Asagui e Bekko. O Nishikigoi continuou sendo aperfeiçoado na Era Taisho onde foram criados os Shiro Utsuri, Abe Goi, Ki Utsuri, Taisho Sanshoku e Kohaku. Mais tarde, na Era Showa(início em 1925), surgiram o Guinrin, Ogon e Hikarimono.
Curiosidades
1.) O Koi vive em média 70 anos, existindo exemplares com mais de 200 anos. O Koi que viveu comprovadamente mais tempo no Japão foi de 226 anos! Media 77 cm de comprimento e pesava 9 kg. Era criado no tanque do Sr. Komei Koshihara - reitor da Universidade Feminina de Nagoya, abastecido pelas águas do Rio Kiso. Esta idade foi pesquisada e comprovada através de exame microscópico das escamas.
2) Existiu um exemplar com 153 cm de comprimento e 45 kg de peso.
3) Não existe chefia entre os Koi's, não existe machos rudes que maltratam as fêmeas e não se verifica o costume, como das galinhas, em que as mais antigas atormentam as recém chegadas. É um peixe pacífico com temperamento calmo que se acostuma fácil às pessoas chegando a comer o alimento da mão de seu criador.
Como criar: Alimentação
A Carpa é um peixe onívoro, ou seja, se alimenta de vegetais e carnes. Contudo, recomenda se o uso de rações próprias que podem ser facilmente encontradas no mercado. A quantidade ideal é aquela consumida em até 30 minutos, porém isso pode variar de acordo com a qualidade da água, estrutura do lago e tamanho dos peixes. Peixes maiores são mais lentos para comer. O Nishikigoi não possui estômago e, conseqüentemente, não consegue armazenar os alimentos. Portanto, para o seu rápido crescimento, o ideal é alimentá-lo várias vezes ao dia ministrando pouca ração a cada vez. O risco em se alimentar os Kois numa única vez é o de encontrar a água com baixo teor de oxigênio, e por conseqüencia, o exagerado consumo de comida faz com que o metabolismo dos peixes necessite quantidade maior de oxigênio - que não estará dissolvido em quantidade adequada na água. Isto poderá resultar na morte dos peixes. Por esta razão evite os horários muito quentes.
QUALIDADE DA ÁGUA
O Nishikigoi é um peixe muito resistente mas nem por isso vale arriscar. O PH recomendável da água está entre 7,2 e 7,4. Alguns conceitos básicos de tratamento de água ajudam muito o desenvolvimento dos peixes, mantendo a expectativa quanto à sua longevidade, são eles:
• Filtragem mecânica;
• Filtragem biológica; e
• Oxigenação.
Existe ainda a filtragem química e vegetal, contudo, níveis muito satisfatórios são obtidos apenas com o emprego dos elementos acima destacados.
A filtragem mecânica é realizada através de diversos materiais filtrantes, permitindo a contenção das sujeiras flutuantes ou contidas na água, mantendo sua transparência.
A filtragem biológica consiste em oxidar o nitrogênio e a amônia que são produzidos pela excreção do peixe, bem como pela putrefação de restos de alimentos e outras matérias orgânicas (folhas, por exemplo). Isso é feito através de bactérias e é o mais importante tipo de filtragem. Estas bactérias vivem alojadas em materiais como sacos de fios sintéticos semelhantes à ráfia (saco de cebola é um exemplo), bioball's etc. Estes elementos devem ficar ao abrigo da luz e o ideal Eque a água seja respingada por cima desta material. Quando submerso o sistema também pode ser eficiente.
DICAS:
• Existem profissionais especializados no ramo;
• Converse com algumas pessoas que construíram tanques|isso minimiza as chances de insucesso;
• Procure fazer o fundo do tanque com uma boa inclinação e sempre faça a captação de água também pelo fundo . A água de pior qualidade é mais pesada;
• Não existe uma profundidade exata para a criação de Koi's mas tanques muito rasos não permitem o acondicionamento de exemplares médios e grandes. Seria o mesmo que criar um grande peixe em um aquário. Procure fazer seu tanque com, no mínimo, 80 centímetros de profundidade. O ideal seria um tanque de 1,00 a 1,50 metro. Se alcançar profundidade maior, melhor.
Artesanato, visite os sites:
www.bambus.com.br
www.ceramicatateishi.com.br

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