sábado, 15 de março de 2008

GLOBALIZAÇÃO E TURISMO



Gramado

Propagação de idéias, valores, diversidades culturais - Tecnologia de ponta

Conseqüências:
Influencia o modo de vida das pessoas
As informações chegam em mais lugares ao mesmo tempo

Turismo virtual: navegar através dos: sites, cd-roms, vídeos interativos, quiosques informatizados

DO LOCAL PARA O GLOBAL – visitar um museu – ex.: www.louvre.fr

Avanços tecnológicos nos transportes e nas comunicações contribuíram para o crescimento do turismo

Viagens com tarifas mais reduzidas e, assim, mais acessíveis a um público maior

TENDÊNCIAS PARA O TURISMO

Crescimento de novas destinações;

Investimento no desenvolvimento dos tradicionais países receptores

A Tecnologia da Informação aproxima os destinos turísticos (divulgação)

Valorização da cultura local

Turismo de massa (continuará sendo tendência – procura por lugares conhecidos e muito procurados (ex. praias)

Cadeias hoteleiras

Hotéis com tarifas mais econômicas mas com o mesmo conforto

Resorts

Crescimento empresas de transporte aéreo

Vôo charter

Clusters
Definição segundo Mário Beni: “Conjunto de atrativos, com destacado diferencial turístico, dotado de equipamentos e serviços de qualidade, com excelência gerencial e concentrado em espaço geográfico delimitado”.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS - CLUSTER:

Localização geográfica;

Várias empresas / atrativos em uma mesma região / Rede de funções conectadas

OBJETIVOS – CLUSTER: Produtividade E Competitividade

EXEMPLO: Serra Gaúcha



Bento Gonçalves

Compreende 13 cidades: Porto Alegre, Canela, Nova Petrópolis, Cotiporã, Gramado, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Bento Gonçalves, São José dos Ausentes, Caxias do Sul, Antonio Prado, Farroupilha e Garibaldi.

As cidades apresentam heranças das imigrações alemã e italiana, como arquitetura, gastronomia.

O que comprar: malhas, chocolate, erva-mate, vinhos.

O que comer: churrasco, café colonial, fondue, refeições campeiras e um típico churrasco assado na vala.

O que ver e fazer: Passeio de Maria-fumaça, Festas do vinho, uva e kiwi. Construções históricas, visita e degustação de vinho, champanhe, nas parreiras e fábricas.

Tendências...

Operadoras turísticas

GDS (Sistema Global de Distribuição) – sofrerá forte concorrência dos sites das empresas (ex.: e-ticket)

Personalização de serviços

Especialização em nichos de mercado (os turistas desejam ter “consultores de viagens”)

Regionalização do turismo – crescimento da atividade entre localidades próximas

Turismo tradicional: sol e praia

Turismo alternativo: segmentação do mercado turístico

EMPRESAS PÓS-TURÍSTICAS

Estratégias de empresas pós-turísticas:

Utilizam os sistemas flexíveis de trabalho
Atenção especial ao tratamento dos clientes (qualidade do serviço)
Correm atrás das mudanças
Uso de tecnologia sofisticada
Criatividade
Orientada à mudança e ao futuro
Trabalho em equipe

Bibliografia:

BENI, Mário Carlos. Globalização do turismo: megatendências do setor e a realidade brasileira. São Paulo: Aleph, 2003.

MOLINA, Sergio. O pós turismo. Tradução Roberto Sperling. São Paulo: Aleph, 2003.



Canela

Questão – prova Enade

Segundo o conceito da responsabilidade social, os responsáveis pelas políticas públicas de turismo devem proporcionar às comunidades receptoras o máximo de benefícios decorrentes do desenvolvimento da atividade turística da região, sempre buscando maximizar os impactos positivos e minimizar os impactos negativos.

A partir das idéias acima, redija um texto que destaque o papel das políticas públicas de turismo no que se refere à responsabilidade social junto às comunidades receptoras de turismo.

Nenhum comentário:

JcSHOW

Seguidores

Onde está o rei!

No you, it´s 4shared