
Gramado
Propagação de idéias, valores, diversidades culturais - Tecnologia de ponta
Conseqüências:
Influencia o modo de vida das pessoas
As informações chegam em mais lugares ao mesmo tempo
Turismo virtual: navegar através dos: sites, cd-roms, vídeos interativos, quiosques informatizados
DO LOCAL PARA O GLOBAL – visitar um museu – ex.: www.louvre.fr
Avanços tecnológicos nos transportes e nas comunicações contribuíram para o crescimento do turismo
Viagens com tarifas mais reduzidas e, assim, mais acessíveis a um público maior
TENDÊNCIAS PARA O TURISMO
Crescimento de novas destinações;
Investimento no desenvolvimento dos tradicionais países receptores
A Tecnologia da Informação aproxima os destinos turísticos (divulgação)
Valorização da cultura local
Turismo de massa (continuará sendo tendência – procura por lugares conhecidos e muito procurados (ex. praias)
Cadeias hoteleiras
Hotéis com tarifas mais econômicas mas com o mesmo conforto
Resorts
Crescimento empresas de transporte aéreo
Vôo charter
Clusters
Definição segundo Mário Beni: “Conjunto de atrativos, com destacado diferencial turístico, dotado de equipamentos e serviços de qualidade, com excelência gerencial e concentrado em espaço geográfico delimitado”.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS - CLUSTER:
Localização geográfica;
Várias empresas / atrativos em uma mesma região / Rede de funções conectadas
OBJETIVOS – CLUSTER: Produtividade E Competitividade
EXEMPLO: Serra Gaúcha

Bento Gonçalves
Compreende 13 cidades: Porto Alegre, Canela, Nova Petrópolis, Cotiporã, Gramado, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Bento Gonçalves, São José dos Ausentes, Caxias do Sul, Antonio Prado, Farroupilha e Garibaldi.
As cidades apresentam heranças das imigrações alemã e italiana, como arquitetura, gastronomia.
O que comprar: malhas, chocolate, erva-mate, vinhos.
O que comer: churrasco, café colonial, fondue, refeições campeiras e um típico churrasco assado na vala.
O que ver e fazer: Passeio de Maria-fumaça, Festas do vinho, uva e kiwi. Construções históricas, visita e degustação de vinho, champanhe, nas parreiras e fábricas.
Tendências...
Operadoras turísticas
GDS (Sistema Global de Distribuição) – sofrerá forte concorrência dos sites das empresas (ex.: e-ticket)
Personalização de serviços
Especialização em nichos de mercado (os turistas desejam ter “consultores de viagens”)
Regionalização do turismo – crescimento da atividade entre localidades próximas
Turismo tradicional: sol e praia
Turismo alternativo: segmentação do mercado turístico
EMPRESAS PÓS-TURÍSTICAS
Estratégias de empresas pós-turísticas:
Utilizam os sistemas flexíveis de trabalho
Atenção especial ao tratamento dos clientes (qualidade do serviço)
Correm atrás das mudanças
Uso de tecnologia sofisticada
Criatividade
Orientada à mudança e ao futuro
Trabalho em equipe
Bibliografia:
BENI, Mário Carlos. Globalização do turismo: megatendências do setor e a realidade brasileira. São Paulo: Aleph, 2003.
MOLINA, Sergio. O pós turismo. Tradução Roberto Sperling. São Paulo: Aleph, 2003.

Canela
Questão – prova Enade
Segundo o conceito da responsabilidade social, os responsáveis pelas políticas públicas de turismo devem proporcionar às comunidades receptoras o máximo de benefícios decorrentes do desenvolvimento da atividade turística da região, sempre buscando maximizar os impactos positivos e minimizar os impactos negativos.
A partir das idéias acima, redija um texto que destaque o papel das políticas públicas de turismo no que se refere à responsabilidade social junto às comunidades receptoras de turismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário