domingo, 16 de março de 2008
Programas do Ministério do Turismo e Embratur
Decreto-lei 55 de 18/11/1966 define a política nacional de turismo, cria o Conselho Nacional de Turismo – CNTur e a Empresa Brasileira de Turismo – Embratur
Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo): Criada em 18/11/1966.
Hoje é responsável pela promoção, marketing e comercialização dos produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no exterior.
EMBRATUR - Jeanine Pires (presidente)
EBT: Escritórios Brasileiros de Turismo são unidades avançadas de promoção, marketing e apoio à comercialização de produtos, serviços e destinos turísticos do Brasil no exterior.
AGENDA DE PROMOÇÃO COMERCIAL: participação em eventos importantes
FITUR (Feira Internacional de Turismo) em Madri: Uma das 39 feiras de turismo em que o Brasil participou em 2006
10 anos atrás: lançamento de cartões postais com mulheres seminuas.
Dias atuais: Divulgar o Brasil como um todo, abordando todos os pontos positivos do país.
Ministério do Turismo
Criado em Janeiro de 2003, com a função de desenvolver o Turismo como uma atividade econômica e sustentável.
Desde sua criação, houve um aumento considerável do número de turistas no país.
Órgão máximo do Turismo no país.
Ministra do Turismo: Marta Suplicy
PROGRAMAS ATUAIS DO MINISTÉRIO
GESTÃO E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS:
Programa de Acompanhamento do Conselho Nacional do Turismo
Formulação da Política Nacional
GESTÃO E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS:
Programa de Acompanhamento do Conselho Nacional do Turismo
Formulação da Política Nacional
INFRA-ESTRUTURA:
Programa de Desenvolvimento Regional (PRODETUR NE, SUL e JK)
Programa de Acessibilidade: Sinalização turística, apoio a projetos de infra-estrutura turística, adequação da infra-estrutura do Patrimônio Histórico e Cultural para utilização turística e implantação de Centros de Informações Turísticas
ESTRUTURAÇÃO E DIVERSIFICAÇÃO DA OFERTA TURÍSTICA:
Programa Segmentação: estruturação de roteiros turísticos priorizados e fomento ao desenvolvimento dos segmentos turísticos:
SOL E PRAIA, CULTURA, ECOTURISMO, ESPORTE, NEGÓCIOS E EVENTOS
Programa Roteiros Integrados: Elaboração de Planos para o desenvolvimento das regiões turísticas, Salão Brasileiro de Turismo e Inventário da Oferta Turística
QUALIDADE DO PRODUTO TURÍSTICO
Programa de Normatização da Atividade Turística: fiscalização, cadastramento, classificação e certificação
Programa de Qualificação Profissional
Tabela 1: Número de turistas e seus gastos
Visitantes Estrangeiros (em milhões) Gastos dos Visitantes
2002 - 3,78 US$ 1,9
2005 - 5,35 US$ 3,8
Fonte: www.ministeriodoturismo.gov.br. Acesso em 01/04/2007.
Projeto Aquarela:
Plano base para todas as ações brasileiras no exterior.
Criado em 2005, define os produtos, serviços e destinos turísticos do país nos cinco segmentos
Criado após três pesquisas com mais de seis mil estrangeiros em 18 mercados alvos, em todos os continentes.
1ª pesquisa: turistas estrangeiros no Brasil
2ª pesquisa: operadores internacionais turismo
3ª pesquisa: potenciais turistas no exterior.
Projetos integrantes do Plano Aquarela
Excelência em Turismo, Vai Brasil e Marca Brasil.
Marca Brasil:
Surgiu na necessidade de criar uma marca que identificasse o Brasil.
Novo símbolo do turismo nacional
Desenvolvida após pesquisa de percepção de imagem do Brasil em 19 mercados alvos.
O verde está ligado as nossas florestas.
O amarelo ao Sol.
O vermelho e o laranja as festas populares.
O azul ao céu e a água.
O branco as manifestações religiosas.
Utilização da Marca Brasil:
Empresas de turismo: contatar a Embratur e apresentar o projeto.
Produtos comercializáveis: o uso deve ser analisado pelo Comitê de gestão da Marca: Embratur, Secretaria do Governo e Gestão, Fiesp, Inmetro, Apex e Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comércio.
Diretoria de marketing: é quem concede o uso.
Fatores Positivos:
Empresas Brasileiras conceituadas no exterior contribuem na divulgação da Marca Brasil.
Aplicação da Marca em todos os programas de promoção, divulgação e comercialização dos destinos, produtos e serviços turísticos do Brasil no mercado internacional.
Estande do Brasil
Fevereiro de 2006: comemoração do 1º aniversário da Marca Brasil.
Carnaval: Marca Brasil tema do carnaval da Portela.
EMPRESAS QUE UTILIZAM A MARCA: Sandálias Havaianas, Produtos Rosa Chá, Penalty, Ambev (Guaraná Antarctica), TAM, Varig, CVC, Mate Leão, Nestlé
Benchmarking – Excelência em Turismo: Aprendendo com as Melhores Experiências Internacionais:
Projeto organiza viagens técnicas para observação, sob o ponto de vista estratégico e operacional, de destinos reconhecidos internacionalmente pela excelência nos segmentos de ecoturismo, aventura, mergulho, pesca esportiva e cultura – áreas em que o Brasil tem grande potencial de aprimoramento e crescimento.
Para cada viagem, são selecionados até 12 profissionais de turismo – operadores de receptivo, representantes de meios de hospedagem ou de outras empresas especializadas – que desenvolvam atividades relacionadas.
CARAVANA BRASIL: visitas técnicas in loco, de operadores turísticos estrangeiros (divulgação no exterior)
Operadores do Japão no Maranhão
Tópicos para discussão:
Brasil: imagem totalmente estereotipada, ligada ao sexo, futebol e samba, além de outros aspectos que definem o brasileiro na visão do estrangeiro.
Se deve em parte, devido a divulgações feitas de forma equivocada em décadas passadas.
Plano Aquarela e Marca Brasil: esperança em reverter esta atual imagem.
Divulgar o Brasil como um todo, mostrando todas as nossas faces, além de consolidar os nossos serviços como produtos de boa qualidade.
Boa imagem = retornos positivos.
Consciência de que uma imagem não se constrói da noite para o dia.
PRESIDENTE DA SPTURIS (SÃO PAULO TURISMO): SR. CAIO LUIZ DE CARVALHO
DIRETOR DO DEPTO. TURISMO Bureau GUARULHOS: SR. ADAM AKIHIRO KUBO
Questão – prova Enade
Segundo o conceito da responsabilidade social, os responsáveis pelas políticas públicas de turismo devem proporcionar às comunidades receptoras o máximo de benefícios decorrentes do desenvolvimento da atividade turística da região, sempre buscando maximizar os impactos positivos e minimizar os impactos negativos.
A partir das idéias acima, redija um texto que destaque o papel das políticas públicas de turismo no que se refere à responsabilidade social junto às comunidades receptoras de turismo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
JcSHOW
-
Impacto em turismo, é o resultado da interação entre os turistas, as comunidades locais e os meios receptores. Doris Ruschmann (1993) afir...
-
Distante 430 Km de São Paulo, Carrancas fica a 1.060m do nível do mar. Localizada no sul de Minas Gerais, faz parte do Circuito das Pedras, ...
-
Monte Pilatus O Monte Pilatus é uma montanha que se encontra em um maciço dos Alpes Suíços e está próximo da cidade de Lucerna. O ponto ma...
-
O Havaí ou Havai (única forma aceita em Portugal, devido à pronúncia /ˈAváɪ/) (em inglês: Hawaii; em havaiano: Hawai‘i) é um dos 50 Estado...
-
Praia de nudismo pode virar resort e cria polêmica entre naturistas e prefeitura. A praia de Tambaba, localizada no litoral sul da Paraíba, ...
-
O Iucatã é um dos 31 Estados do México, localizado no norte da península de Iucatã, fazendo limite com os estados mexicanos de Campeche e Qu...
-
A cada ano novos e intrigantes sítios arqueológicos vão sendo descobertos em todo o mundo. Pirâmides nas florestas tropicias sul-americanas...
-
1.0 - Definição de Hotel Academia International Deu Tourisme; Hotel é o estabelecimento onde os viajantes podem se alojar e eventualmente se...
-
O Château de Beynac é um castelo situado na comuna de Beynac-et-Cazenac, no departamento de Dordogne. O castelo é um dos melhores e mais con...
-
O Templo de Salomão, foi o primeiro Templo em Jerusalém, construído no século XI a.C., e funcionou como um local de culto religioso judaico ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário