terça-feira, 11 de março de 2008

São Joaquim - SC



Segue características da cidade de São Joaquim em Santa Catarina, um dos poucos lugares nos trópicos a lembrar como se neva e faz frio como no hemisfério norte.

Situada a 1.360m de altitude, São Joaquim é considerada a cidade mais fria do Brasil, sendo famosa pela neve que cai a cada inverno. Famosa nos noticiários nacionais por ser uma das cidades brasileiras "escolhidas" pela neve durante o inverno. A temperatura média é de 18ºC no verão e no inverno, os termômetros atingem -10ºC. As árvores, casas, ruas e carros ficam cobertos de branco, construindo um cenário tipicamente europeu.

Outra época especial para conhecer a cidade é entre abril e maio, quando os moradores celebram a colheita e realizam a tradicional e saborosa Festa das Maçãs.

O Parque Nacional da Maçã, onde a festa é realizada a cada dois anos, é também uma boa opção de passeio para quem visita a cidade fora deste período. É lá que acontece diariamente a maior feira de artesanatos do Planalto Serrano, a Exponeve.

Um pouco de história
Colonizada por descendentes de portugueses e espanhóis vindos do Rio Grande do Sul e de São Paulo, a partir de 1750. Depois de se acomodarem na região, eles fundaram grandes fazendas de gado, que serviam de pouso aos tropeiros que levavam gado do sul para o interior do País.

A partir de 1873, com a fundação da freguesia de São Joaquim do Cruzeiro da Costa da Serra, a região recebeu descendentes de alemães e italianos, que se integraram ao processo de colonização. Em agosto de 1886, a freguesia tornou-se vila, emancipando-se em 07 de maio de 1887.

Como Chegar
Acesso rodoviário pela SC-438, mais conhecida como Estrada da Serra do Rio do Rastro. A rodovia liga a BR-101 (na altura de Tubarão, distante 136km) à BR-116 (na altura de Lages, distante 81km). São Joaquim conta com um pequeno aeroporto, não-pavimentado, de 1.050m x 30m. Em Lages há aeroporto asfaltado e com balizamento noturno.



Destaques de São Joaquim:
Um grande atrativo de São Joaquim é o Snow Valley ou Vale da Neve, com quase 3km de trilhas, passando por xaxins gigantes, cachoeiras e lagos, em 30 hectares de mata preservada. Dentro do parque vocÊ ainda encontra um restaurante, área para camping, loja de artesanato e cabanas rústicas para durmir.

Outro grande destaque é o famoso Mel Joaquinense que teve o título internacional de melhor mel, terceiro produtor a nível estadual.

Veja abaixo outras ótimas atrações encontradas em São Joaquim:

Museu Histórico Municipal
No espaço Assis Chateubriand você pode visitar exposições temáticas e aprender um pouco sobre a história de São Joaquim.

Cascata do Pirata
Distante 17 km do centro, a cascata possui queda livre de 15 m no Rio Postinho. O acesso é pela SC-438, em direção a Bom Jardim da Serra. Anexo à Fazenda Refúgio do Pirata.

Igreja Matriz
A igreja é totalmente construída em pedra basalto, retirada dos morros da região. Na parte externa da igreja, confira esculturas de profetas bíblicos e de Adão de Eva.

Mirante
Permite a vista panorâmica da cidade, com uma bela visão dos campos da região, a 1400metros de altitude.

Epagri
Na Estação Experimental de Fruticultura, é possível ver os modernos equipamentos de pesquisa utilizados para o aprimoramento do cultivo de frutas.

www.lugares.com.br
Recomendo se cadastrar, meu cadastro (prá não esquecer) E-mail : jcnavegador@terra.com.br
ID : jcnavegador

Nenhum comentário:

JcSHOW

Seguidores

Onde está o rei!

No you, it´s 4shared